Natalie sofreu uma queda a poucos metros da linha de chegada, mas levantou e terminou / Imagem: Youtube/IRONMAN TRIATHLON
Continua depois da publicidade
Muito se fala sobre chegar na terceira idade com força, disposição e saúde, mas essa senhora estadunidense de 80 anos levou isso a outro patamar. Natalie Grabow se tornou a mulher mais velha a completar o Campeonato Mundial de Ironman, em 2025.
O circuito de triatlo Ironman é uma das provas mais difíceis e exaustivas do mundo. Nela, os competidores nadam 3,8 quilômetros, pedalam 180 e, para finalizar com chave de ouro, ainda correm uma maratona, 42 quilômetros. Grabow completou a corrida em 16 horas, 45 minutos e 16 segundos.
Continua depois da publicidade
A Ironman produz diversas competições, mas o Campeonato Mundial de Ironman de Kona é o mais icônico, e acontece no Hawaii. Conheça melhor a história dessa senhora, que conseguiu com 80 anos o que a maioria não consegue nem no auge da juventude.
Caso esta história tenha lhe inspirado, saiba que caminhar é bom, mas especialistas recomendam outro exercício para idosos; veja qual.
Continua depois da publicidade
Natalie Grabow teve uma vida dedicada ao esporte, mas começou a praticar triatlo aos 60 anos. Ela já não possui porte físico para competir com a elite, mas participa dos campeonatos divididos por faixa etária, e não perde uma competição desde que começou.
Com a conquista de Kona, a esportista quebrou o recorde de mulher mais velha a terminar o Ironman, a única na faixa etária dos 80 aos 84. O tempo de Grabow é cerca do dobro do recorde mundial feminino, de oito horas, alcançado pela alemã Anne Haug aos 40 anos.
“Ainda que todos nós no esporte sejamos competitivos e tenhamos o desejo de obter sucesso, é a jornada que verdadeiramente importa”, declarou a idosa para a agência Reuters.
Continua depois da publicidade
E agora uma dica de saúde: saiba qual o valor ideal da pressão para idosos entre 60 e 70 anos.
“Para um atleta age-grouper, as pessoas raramente se lembram do seu desempenho em uma prova, mas elas se recordam de que você teve uma boa atitude, estava com um sorriso no rosto e feliz com seu esforço. Tenho muita sorte de poder fazer isso, então compito com gratidão.”
A coach de Natalie, Michelle Lake, diz que ela é “resiliente e disciplinada”, mantendo uma rotina de treinos intensa. “Ela é competitiva. Ela não compete apenas contra suas colegas – ela estuda os homens na sua faixa etária e encontra maneiras de vencê-los”.
Continua depois da publicidade
Nas redes sociais, a “super idosa” estourou em popularidade depois da conquista, até mesmo os organizadores da corrida se surpreenderam com o desempenho de Natalie Grabow. “Idade é só um número”, escreveram em postagem oficial.