A presença de lagartixas no ambiente pode ser mais benéfica do que imaginamos / Egor Kamelev/Pexels
Continua depois da publicidade
Em um primeiro momento, ter a presença de uma lagartixa em casa pode parecer algo incômodo, mas isso pode ser um ótimo sinal para quem se preocupa com o equilíbrio ecológico no ambiente pessoal.
Comuns em vários cantos do Brasil, esses répteis são predadores naturais de insetos como baratas, pernilongos, mosquitos, escorpiões e até mesmo pequenas aranhas.
Continua depois da publicidade
Por serem predadores de pragas, sua presença reduz a necessidade do uso de inseticidas químicos, que podem fazer mal à saúde humana e ao meio ambiente.
Inclusive, as lagartixas são totalmente inofensivas e não oferecem risco à saúde das pessoas, muito menos transmitem doenças.
Continua depois da publicidade
Bastante tímidas, elas costumam evitar o contato com os seres humanos e geralmente saem apenas à noite para procurar alimentos.
Outro ponto positivo é que as lagartixas são resistentes e se adaptam bem aos ambientes urbanos. Por isso, é comum vê-las próximas a lâmpadas, onde os insetos se concentram.
No contexto da saúde pública, elas podem contribuir para a diminuição de mosquitos que transmitem doenças como dengue, zika e chikungunya. Sua presença pode ajudar a reduzir a população desses vetores dentro das casas.
Continua depois da publicidade
Ao contrário das lagartixas, em caso de formigas que passam a aparecer sem motivo aparente e em grande quantidade, pode ser um sinal de alerta para algo além da simples busca por alimentos.
O Diário do Litoral fez uma matéria sobre o assunto.