Laranjal Paulista é um dos três maiores polos produtores de brinquedos do mundo / Reprodução/YouTube Usual Brinquedos
Continua depois da publicidade
Charmosa, acolhedora e cheia de história, Laranjal Paulista encanta por suas belezas naturais, tradições centenárias - e pela impressionante produção de brinquedos. Localizada no interior de São Paulo, a cerca de 160 km da capital, a cidade tem pouco mais de 27 mil habitantes e ostenta um título de peso: é um dos três maiores polos produtores de brinquedos do mundo e o maior da América Latina.
São tantos brinquedos que, quando comparado a sua área, que é de 384 km², a cidade tem um brinquedo a cada 5 metros quadrados. No total, estima-se que a produção anual ultrapasse os 70 milhões de brinquedos, o que seria equivalente a cerca de 2,5 mil produzidos por cada habitante.
Continua depois da publicidade
Só de bonecas, são mais de 20 milhões de unidades por ano. A indústria de brinquedos movimenta mais de 60% da economia local e gera cerca de 4 mil empregos diretos. São mais de 30 fábricas em operação, produzindo para o mercado nacional e internacional.
O reconhecimento oficial veio em 2020, quando Laranjal Paulista foi considerada um Arranjo Produtivo Local pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico. No ano seguinte, em 16 de dezembro de 2021, a cidade recebeu o título de Capital dos Brinquedos do Estado, por meio da Lei nº 17.474.
Continua depois da publicidade
Com tanto brinquedo assim, não é surpresa que o município esteja entre os maiores exportadores do setor no Brasil nas últimas décadas.
De 1997 a 2023, as exportações da cidade somaram mais de 22 milhões de dólares — cerca de 8% do total nacional. Os principais destinos são países da América Latina, como Argentina, Paraguai, México e Uruguai.
Ainda pelo interior, outra cidade do Estado de São Paulo, é conhecida como a 'Capital dos Bichos de Pelúcia' e encanta compradores de Brasil e do exterior.
Continua depois da publicidade
A força industrial de Laranjal Paulista, que também se destaca nos setores metálico e cerâmico, impulsionou uma nova frente: o turismo industrial. A cidade passou a atrair visitantes interessados em conhecer de perto o processo de fabricação dos brinquedos.
Essa iniciativa começou em novembro de 2022, quando Laranjal Paulista e São Bernardo do Campo se tornaram cidades-irmãs dentro de um programa de visitas monitoradas às fábricas.
Tradicionalmente, as empresas Milk Brinquedos, Orange Toys e Usual Brinquedos permitem visitas as suas fábricas. Durante o passeio, é possível acompanhar todo o processo de produção e entender melhor como funciona esse mercado tão importante para o município.
Continua depois da publicidade
Além de mostrar o que é feito por lá, o projeto também busca incentivar o empreendedorismo e gerar novos negócios. Quer conhecer de perto?