No entanto, para todas essas cores, é indicado um detalhe importante para ser levado em conta / Mikechie Esparagoza/Pexels
Continua depois da publicidade
Grande parte das redes de fast-food e lojas âncoras, no Brasil e no mundo, sempre opta por cores vibrantes em seus logos, seja McDonald's, Burger King, Cinemark, Lojas Americanas ou até mesmo o Carrefour. A coloração é tão intensa que as tonalidades chegam a "saltar aos olhos".
Esses elementos são muito bem pensados como uma forma de atrair os potenciais clientes e estimular a compra dos produtos comercializados pela marca.
Continua depois da publicidade
Segundo um estudo da Management Decision, realizado em 2006, a maior parte das pessoas decide se vai comprar algo em até 90 segundos. Nesse curto período de tempo, entre 62% e 90% das decisões são feitas, inconscientemente, com base nas cores que se vê.
A escolha das cores aplicadas é outro ponto importante. De acordo com a psicologia, tons como o vermelho costumam aumentar a energia e a excitação, sendo úteis para estimular o entusiasmo.
Continua depois da publicidade
Já o amarelo está associado à felicidade e à criatividade, podendo incentivar também a motivação e a inovação. Enquanto isso, o azul, com propriedades calmantes, pode ajudar a reduzir a ansiedade e promover uma sensação de paz.
No entanto, para todas essas cores, é indicado evitar tons muito fortes e o uso excessivo.
Segundo o Daily Mail, diversas redes de fast-food também utilizam a cor vermelha no logotipo, o que pode estar associado ao sentimento de fome. Essa combinação de cores é chamada de "teoria do ketchup e da mostarda", fazendo com que o cliente seja estimulado a parar na loja para comer algo.
Continua depois da publicidade
Ao Metro, Nikki Hesford, consultora de marketing e fundadora da Business Academy, afirma que, por mais que essas cores possuam conotações e gerem julgamentos imediatos, a escolha errada delas para representar um negócio pode ser extremamente prejudicial e enfraquecer a marca.
Olhar nos olhos é uma forma primária de estabelecer conexão, mas quando o contato visual se torna prolongado e intenso, a psicologia sugere que há um significado mais profundo. Esse gesto pode revelar intenções e emoções que vão além das palavras.
Segundo o psicólogo clínico Robert A. Lavine, o contato visual em conversas informais dura, em média, apenas 3% do tempo. Portanto, um olhar fixo em sua direção é um sinal claro de que algo específico está sendo comunicado, e a psicologia ajuda a desvendar esse enigma.
Continua depois da publicidade