O contorno labial, clássico dos anos 90, volta com força nas tendências de beleza atuais, valorizando o formato dos lábios e garantindo um acabamento sofisticado e duradouro / Karola G/Pexels
Continua depois da publicidade
O contorno labial, grande parte das rotinas de maquiagem nos anos 90 teve um retorno forte às rotinas de maquiagem desde. Além de realçar e valorizar o formato dos lábios, o contorno ajuda a fixar o batom por muito mais tempo.
Mas antes de entrar na onda, vale a pena aprender a aplicá-lo corretamente. Com a preparação e a técnica adequadas, você pode facilmente criar um look duradouro que eleva sua combinação de batom a outro nível.
Continua depois da publicidade
A principal função do lápis de contorno labial não é apenas destacar o formato da boca — ele também cria uma espécie de barreira que impede o batom de ultrapassar os limites definidos.
“Considere o lápis de contorno como um mapa e, ao mesmo tempo, uma barreira para a cor final dos seus lábios”, explica a maquiadora e diretora de educação de produtos da SeneGence, Sara Kuhl, à revista Glamour. “É um pequeno passo, mas com grande impacto. Essa definição extra eleva instantaneamente toda a maquiagem e dá um acabamento refinado e elegante.”
Continua depois da publicidade
Veja também: Descubra o chamado 'elemento da beleza' que fortalece ossos e articulações.
Como qualquer produto de maquiagem que exige precisão, a prática leva à perfeição com o delineador labial. Depois de dominar o básico, há muitas maneiras de experimentar e brincar.
A tendência está tão em alta que em entrevista à revista Vogue, ao mostrar sua rotina de cuidados com a pele e maquiagem para um encontro romântico, a empresária Hailey Bieber ensinou como ela faz o seu contorno nos lábios:
Continua depois da publicidade
Após se familiarizar com o lápis de contorno pode funcionar como uma varinha mágica da maquiagem, criando ilusões sutis que trazem muita variedade às suas combinações de batom. Ele dá um toque profissional ao visual e garante um efeito duradouro para praticamente qualquer batom.
"Eu gosto de usar lápis de contorno labial porque ele permite muita precisão e você pode ajustar um pouco o formato dos lábios, fazendo com que pareçam mais volumosos e simétricos", diz Jake Warden, especialista global em maquiagem da Dolce & Gabbana Beauty, também a revista Glamour.
Com uma aplicação precisa, é possível disfarçar pequenas assimetrias e deixar os lábios levemente mais volumosos. Mas atenção: evite ultrapassar demais a linha natural dos lábios — o excesso causa o efeito contrário e tira a naturalidade do resultado.
Continua depois da publicidade
Lembre-se é normal ter dificuldade, a prática leve a perfeição, então aprenda primeiro o traçado exato do contorno dos seus lábios. Assim, as próximas etapas ficarão muito mais fáceis.
Dica de leitura: Verão 2026 promete cores vibrantes, transparências e muito crochê nas ruas e passarelas.
Enquanto está no início, aprendendo as técnicas, Warden indica começar com cores que mais se aproximam da cor natural dos lábios — talvez um ou dois tons mais escuros, para ter certeza que apareça. Ao escolher uma cor baseada no seu tom de pele, Jake recomenda:
Continua depois da publicidade
Outra estratégia para iniciantes é escolher uma cor que combina o contorno com o batom (seja ele nude, vermelho vivo ou bordô escuro) para um visual final nítido e harmonioso.
Quando estiver pronta para experimentar, você também pode escolher tons que contrastem com o seu tom de pele ou com outros produtos labiais que você esteja usando. "Ao usar tons ligeiramente mais escuros ou quentes que o seu batom, você cria dimensão instantaneamente", diz Kuhl. "É como fazer contorno para os lábios. Esculpe, define e dá a impressão de lábios mais volumosos."
Se a ideia é conquistar um efeito ombré — uma técnica de gradiente de cores criando uma transição suave e imperceptível de uma tonalidade para outra — ou destacar o contorno dos lábios, para isso aposte na combinação de um lápis mais escuro com um batom claro ou um gloss transparente. “Em vez de apenas combinar, pense em equilibrar as cores”, explica Kuhl. “Muitas vezes, é o contraste que traz personalidade e vivacidade ao visual.”
Continua depois da publicidade
“Lábios saudáveis e hidratados criam uma base perfeita”, diz Kuhl. Ela recomenda começar com um esfoliante labial para remover suavemente qualquer pele morta: “Em seguida, aplique uma máscara labial rica em antioxidantes ou um gloss hidratante com manteiga de karité para nutrir e hidratar, e depois dê leves batidinhas com um lenço de papel para remover o excesso de umidade antes de aplicar o contorno” Warden aconselha deixar a máscara labial agir enquanto você faz o resto da maquiagem para garantir máxima hidratação.
“Identifique o contorno natural dos seus lábios e trace com movimentos curtos e leves para manter a precisão”, diz Kuhl. Depois de criar o primeiro contorno, “use o dedo ou um pequeno pincel para esfumar e suavizar o traço. Isso torna o processo mais simples e permite corrigir facilmente qualquer imperfeição.”
Saiba mais: Água de alecrim para o cabelo: benefícios, como usar e o que dizem os dermatologistas.
Continua depois da publicidade
Após criar um contorno suave, você pode decidir onde reforçar a definição. Dependendo do visual desejado, vale redesenhar algumas áreas para obter um efeito mais escuro e com maior contraste.
“Depois de se sentir confortável e confiante com o formato natural dos seus lábios, pode começar a experimentar, com aumentos sutis e delicados”, diz Kuhl. Para começar, tente arredondar o centro do lábio inferior para dar mais volume ou realçar o arco do cupido aplicando um pouco mais de lápis.
Continua depois da publicidade
Se quiser mudar de forma mais marcante a aparência dos lábios — ou experimentar, com maquiagem, como ficaria com preenchimento labial —, vale tentar o chamado overlining. A técnica consiste em traçar o contorno um pouco além da linha natural dos lábios, criando a ilusão de um volume maior e mais cheio. Embora as redes sociais façam parecer simples, é fácil exagerar se não dominar a técnica.
Ao testar o overlining, Kuhl recomenda começar com um lápis em tom nude ou neutro, que dê volume sem criar muito contraste: “Isso cria uma modelagem suave e sombras de aparência natural para um contorno mais convincente.”
Para começar, Warden sugere seguir a linha natural da boca, mas desenhando logo acima dela, em vez de traçar exatamente sobre o contorno. Outra dica do profissional: “Sempre termine o traço nos cantos naturais dos lábios. Não ultrapasse essa região, pois é aí que o resultado começa a parecer artificial”, alerta.
Depois de criar uma leve “base sombreada”, Kuhl recomenda aplicar uma tonalidade um pouco mais profunda ou vibrante no centro, para dar dimensão. Assim como no contorno facial, a ideia é usar mais de um tom para criar uma ilusão tridimensional e esculpida.