Diário Mais

Essa encantadora cidade do interior atrai milhões de peregrinos todos os anos; saiba o motivo

A tradição das peregrinações remonta ao século XIX, quando a construção da Estrada de Ferro do Norte facilitou o acesso de fiéis de regiões distantes

Fábio Rocha

Publicado em 24/07/2025 às 13:18

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

A Basílica de Nossa Senhora Aparecida é uma das maiores do mundo / Valter Campanato/ Agência Brasil

Continua depois da publicidade

A cidade de Aparecida, localizada no interior de São Paulo, a cerca de 170 quilômetros da capital, transforma-se todos os anos em ponto de chegada para milhões de peregrinos que seguem em direção ao maior símbolo da fé católica no Brasil: a Basílica de Nossa Senhora Aparecida. 

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Conhecida como a “capital da fé”, a cidade acolhe devotos vindos de todas as partes do país, muitos deles em longas jornadas a pé, de bicicleta ou em caravanas, movidos por promessas, gratidão ou busca espiritual.

Continua depois da publicidade

Leia Também

• Cidade brasileira esconde pinturas rupestres com mais de 25 mil anos e você pode visitar

• Cidade brasileira encanta como melhor destino de ecoturismo do mundo

• Essa cidade brasileira já produziu mais de 5 mil pamonhas por dia e virou referência nacional

A tradição das peregrinações a Aparecida remonta ao século XIX, quando a construção da Estrada de Ferro do Norte facilitou o acesso de fiéis de regiões distantes. Desde então, Aparecida tornou-se não apenas um destino religioso, mas um verdadeiro ponto de encontro nacional da fé católica. 

A chegada dos peregrinos, especialmente durante o mês de outubro, quando se celebra o dia da padroeira do Brasil (12/10), transforma a cidade em um cenário de intensa devoção, com ruas tomadas por cânticos, preces e emoção.

Continua depois da publicidade

Dica do editor: Essa cidade brasileira é referência e produz 30% da cebola que comemos.

A origem desse caminho de fé teve início em 1717, quando pescadores encontraram, no Rio Paraíba do Sul, a imagem de Nossa Senhora da Conceição. 

Após o achado, os relatos contam que suas redes, até então vazias, se encheram de peixes, fato que passou a ser considerado o primeiro milagre da santa. 

Continua depois da publicidade

Com o passar dos anos, a imagem passou a atrair um número crescente de devotos, e a necessidade de acolher esses fiéis resultou na construção de templos cada vez maiores.

Em 1888, foi inaugurada a Basílica Velha, primeiro santuário dedicado à Nossa Senhora Aparecida. Mas o crescente número de peregrinos que chegavam à cidade tornava evidente a necessidade de um espaço ainda maior. 

Assim, na segunda metade do século XX, foi erguida a atual Basílica de Nossa Senhora Aparecida, uma das maiores do mundo, consolidando o município como o maior centro de peregrinação religiosa da América Latina.

Continua depois da publicidade

O complexo do santuário oferece uma ampla estrutura para receber os peregrinos: desde alojamentos e restaurantes até áreas de oração, museus e espaços de celebração. 

Tudo é pensado para que a chegada à cidade seja marcada por acolhimento, espiritualidade e renovação da fé.

Mais Sugestões

Conteúdos Recomendados

©2025 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software