Mas, diante do aumento de preços em geral, muita gente tem buscado alternativas mais econômicas e uma delas ganhou destaque: o pernil suíno. / Freepik
Continua depois da publicidade
À medida que novembro avança, muitas famílias começam a montar a lista para as tão aguardadas festas de fim de ano. Entre panetones, espumantes e enfeites, um item costuma ser quase obrigatório nas ceias de Natal e Réveillon: o peru.
Mas, diante do aumento de preços em geral, muita gente tem buscado alternativas mais econômicas e uma delas ganhou destaque: o pernil suíno.
Continua depois da publicidade
O pernil costuma ser uma opção mais barata em comparação ao peru na maior parte do ano, o que faz com que muitas famílias o escolham para equilibrar o orçamento das festas.
Além disso, é um corte tradicional no Brasil e bastante fácil de encontrar em supermercados e açougues.
Continua depois da publicidade
Outro ponto que impulsiona a escolha do pernil é a versatilidade. A carne pode ser preparada inteira, desfiada, assada lentamente, temperada de diversas formas ou acompanhada de farofa, molhos e frutas, combina com diferentes estilos de ceia.
Com a ceia mais enxuta e os preços variando de acordo com cada região, muita gente tem optado pelo pernil como protagonista das festas. Para famílias grandes, ele rende bem e permite diferentes preparos, o que ajuda a compor uma mesa farta sem gastar muito.
Confira 5 receitas para uma ceia de Natal inesquecível
Continua depois da publicidade
Quem pretende colocar o pernil na ceia costuma se antecipar, aproveitando promoções e escolhendo o corte que melhor se adapta ao preparo desejado, pernil com osso, sem osso, temperado ou natural.