Diário Mais
Para muitos, esse novo capítulo da vida é a oportunidade perfeita para se aventurar em novos países, buscando tranquilidade, novas culturas e uma vida mais acessível
Terceira idade pode ser momento ideal para mudar de país / Imagem: Freerange
Continua depois da publicidade
Depois de uma vida inteira dedicada ao trabalho, é natural que a aposentadoria traga o desejo de mudar de ares. Para muitos, esse novo capítulo da vida é a oportunidade perfeita para se aventurar em novos países pelo mundo, buscando tranquilidade, novas culturas e uma vida mais acessível.
O estudo foi conduzido pela Live and Invest Overseas, uma plataforma especializada em aposentadoria no exterior, com sede no Panamá. Para compilar a lista, foram analisados diversos fatores, como o custo de vida, a qualidade de vida e o clima.
Continua depois da publicidade
A maioria das nações está situada no Velho Continente, mas os países da América Latina também se destacam como ótimas opções para quem busca um novo lar. Desde ilhas paradisíacas no Caribe até cidades históricas na Europa, a lista oferece uma variedade de ambientes para todos os gostos pelo mundo.
Mas, caso você queira ficar no Brasil mesmo, uma cidade do litoral de SP mantém liderança entre as melhores do Brasil para se aposentar.
Continua depois da publicidade
A lista começa com uma ilha no mar Mediterrâneo: Chipre do Norte. Com um clima ameno, custo de vida baixo e uma beleza natural estonteante, esse destino possui grandes atrativos culturais. De acordo com especialistas, o local é o berço da Grécia Antiga, e hoje o seu território é dividido entre gregos e turcos.
Em nono lugar, temos Montenegro, um pequeno país localizado no Leste Europeu. Banhado pelo mar Adriático, ele oferece praias deslumbrantes e paisagens montanhosas que impressionam qualquer um. Por ser um destino com poucos turistas, é ideal para quem busca uma aposentadoria tranquila.
Já em oitavo, está o único país da América Caribenha no ranking: Belize. Conforme esperado de uma ilha caribenha, a água é cristalina e as praias, encantadoras. O povo belizenho também é muito acolhedor e sempre receptivo a novos moradores. Um verdadeiro paraíso!
Continua depois da publicidade
A França, apesar de não ser um dos países mais baratos para se viver, garantiu sua posição no ranking por duas razões. A primeira é a beleza inegável das paisagens, e a segunda, a diversidade de ambientes. Por lá, é possível tanto viver uma rotina tranquila no interior quanto desfrutar da vida agitada de Paris.
A Itália ocupa a sexta posição da lista por combinar história, gastronomia e paisagens incríveis em um só lugar. O país também oferece um ambiente acolhedor e o clima mediterrâneo, que é tão procurado por quem deseja fugir dos invernos rigorosos e desfrutar do sol.
O México, na América do Norte, aparece na lista por se destacar pelo baixo custo de vida e pela diversidade cultural. Sua capital, a Cidade do México, é amplamente considerada uma das capitais mundiais da arte. Um lugar vibrante, com muita história e tradição para oferecer aos seus moradores.
Continua depois da publicidade
A Grécia, um país com uma população mais velha, está na quarta posição da lista, graças ao seu clima ameno e calor mediterrâneo, que é um grande contraste aos invernos europeus. Além do bom clima, belas praias, águas cristalinas e bons vinhos esperam pelos aposentados.
A Colômbia, um dos países latinos da lista, é um dos favoritos para a aposentadoria. O país atrai aposentados de todo o mundo por conta do seu clima quente, um custo de vida baixíssimo e, além disso, a facilidade de obter residência. Um destino ideal para quem busca economia e qualidade de vida.
Portugal está em segundo lugar e é um dos poucos lugares do mundo onde é possível desfrutar de alta gastronomia, padrão de vida elevado, tranquilidade e tudo isso por um custo baixo. O clima ameno durante todo o ano também é um atrativo para a terceira idade.
Continua depois da publicidade
Em primeiro lugar, está a Espanha, que lidera o ranking por várias edições consecutivas. O país se destaca em vários aspectos: clima ameno na maior parte de suas regiões, a beleza de suas paisagens e a alta qualidade de vida, que é bastante acessível para aposentados de outros países.