Melhore a qualidade do seu sono com hábitos simples de limpeza no quarto / Freepik
Continua depois da publicidade
Cuidar da cama vai muito além de apenas deixar o quarto bonito visualmente. O segredo para uma noite relaxante pode estar na limpeza rigorosa do seu travesseiro e lençol.
A seguir, entenda quais são as recomendações dos especialistas sobre o assunto e confira dicas para cumpri-las. Aproveite e veja também: O truque japonês de 'congelar a cama' que está salvando noites de sono no calor.
Continua depois da publicidade
Muita gente acaba adiando a troca dos lençóis por várias semanas seguidas em casa. Contudo, a orientação correta é realizar essa manutenção toda semana de forma bastante rigorosa.
Fronhas também precisam dessa atenção especial para evitar o acúmulo de ácaros nocivos. Portanto, estabelecer um cronograma de limpeza ajuda a manter a sua saúde sempre em dia.
Continua depois da publicidade
Suor e células mortas são eliminados pelo corpo durante todas as noites de descanso. Com o tempo, esses elementos transformam o lençol em um depósito de microrganismos vivos.
Dermatologistas explicam que esse acúmulo gera irritações e inflamações chatas na pele humana. Por isso, a lavagem constante é a melhor barreira contra possíveis infecções totalmente indesejadas.
Se você acorda com a garganta irritada, a culpa pode ser da poeira acumulada. Odores desagradáveis também indicam que a higiene do tecido está muito precária e insuficiente.
Continua depois da publicidade
Pessoas com sensibilidade respiratória sofrem ainda mais com essa falta de cuidado básico. Crises de espirros e nariz entupido costumam ser frequentes nesses casos específicos de saúde.
Criar uma rotina simples facilita muito a manutenção da higiene doméstica no cotidiano. Deixar o ar circular no quarto por dez minutos por dia ajuda a renovar o ambiente.
Utilizar protetores impermeáveis também reforça a proteção contra as sujeiras mais profundas. Além disso, escolha sempre o ciclo correto de lavagem para preservar os fios das peças.
Continua depois da publicidade