Morar em apartamento não é garantia de estar livre de escorpiões / Divulgação/Butantan
Continua depois da publicidade
Morar em apartamento não é garantia de estar livre de escorpiões. Embora muita gente associe esses animais a terrenos baldios e casas térreas, registros em prédios, inclusive em andares altos, são cada vez mais comuns em cidades brasileiras.
O aumento dos casos está ligado à adaptação dos escorpiões ao ambiente urbano, onde encontram abrigo, alimento e condições favoráveis para sobreviver.
Continua depois da publicidade
Escorpiões não escalam paredes lisas com facilidade, mas conseguem acessar apartamentos por caminhos internos dos prédios. Os principais são:
Em prédios antigos ou com manutenção irregular, esses acessos se tornam ainda mais comuns.
Continua depois da publicidade
De acordo com informações amplamente divulgadas por centros de pesquisa como o Instituto Butantan, escorpiões são animais extremamente resistentes e se adaptam facilmente às cidades. O ambiente urbano oferece três fatores essenciais para sua sobrevivência:
O escorpião mais venenoso do Brasil se prolifera no calor e invade cada vez mais residências
Além disso, espécies como o escorpião-amarelo conseguem se reproduzir sem a presença do macho, o que acelera a proliferação.
Continua depois da publicidade
Sim. Há registros de escorpiões encontrados em apartamentos de andares elevados, inclusive acima do décimo andar. Isso ocorre porque o animal não precisa subir externamente: ele percorre a estrutura interna do prédio, principalmente pelas tubulações.
Por isso, a altura do apartamento não elimina o risco.
Onde eles costumam se esconder dentro de casa
Continua depois da publicidade
Dentro dos apartamentos, os escorpiões preferem locais escuros, úmidos e pouco movimentados, como:
A presença de baratas aumenta significativamente a chance de infestação.