Diário Mais

Escola lança alfabetário das plantas medicinais do litoral de SP; conheça

A iniciativa surgiu durante uma visita ao Viveiro Municipal Aroeira, onde a curiosidade dos estudantes sobre as plantas inspirou à criação do material educativo

Pedro Henrique Fonseca

Publicado em 20/11/2024 às 13:00

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

O e-book "Alfabetário de Plantas Medicinais Que folha é essa?" está disponível para acesso e leitura / Divulgação

Continua depois da publicidade

Alunos do 2º ano D da E.M. Prefeito Euripedes da Silva Ferreira, em Ilhabela, vêm desenvolvendo, desde agosto, o “Que folha é essa?”, um  projeto inovador em formato e-book chamado “Alfabetário de Plantas Medicinais”. A iniciativa surgiu durante uma visita ao Viveiro Municipal Aroeira, onde a curiosidade dos estudantes sobre as plantas inspirou à criação do material educativo.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

As crianças demonstraram grande interesse em conhecer as plantas durante o passeio, questionando “Que folha é essa?”, inspirando o título do projeto. O “Que folha é essa?” foi desenvolvido em várias etapas e começou pelo levantamento dos conhecimentos das crianças sobre as plantas e seus benefícios para a saúde.

Continua depois da publicidade

Leia Também

• Conheça a 'planta da felicidade' e aprenda como cultivá-la em casa

O e-book “Alfabetário de Plantas Medicinais – Que folha é essa?” está disponível para acesso e leitura no link: https://forms.gle/qBDqvKGYNDoGjphdA.

Mais sobre o projeto

O “Que folha é essa?” incluiu desde aulas específicas e atividades de plantio até experiências sensoriais, que possibilitaram uma compreensão mais profunda sobre os cuidados e usos das plantas medicinais.

Continua depois da publicidade

O projeto teve o apoio das famílias dos alunos e foram realizadas enquetes on-line, entrevistas presenciais, atividades de autocuidado e experimentos, como a produção de pomadas com ervas, promovendo a interação entre a aprendizagem e a vida prática.

A inspiração para o projeto foi o programa “Alfabetiza Juntos SP”, que visa uma alfabetização integrada ao cotidiano e habilidades essenciais do currículo escolar, incentivando uma prática de ensino significativa e conectada com o dia a dia dos alunos.

A turma estudou diferentes estruturas de livros, físicos e digitais, e optou por criar um e-book para facilitar a circulação do material nas plataformas digitais da escola e da Secretaria Municipal de Educação.

Continua depois da publicidade

 

Mais lidas

Conteúdos Recomendados

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software