04 de Outubro de 2024 • 14:20
Elon Musk tinha 24 horas para cumprir decisão do ministro Alexandre de Moraes / Reprodução
A rede social X, antigo Twitter, corre risco de ser suspensa no Brasil, após Elon Musk descumprir decisão de Alexandre de Moraes (STF) de nomear um representante legal da empresa no país.
Moraes tinha estipulado um prazo de 24 horas para o cumprimento da ordem, que terminou na noite da última quinta-feira (29).
A situação começou em abril, quando Elon Musk, dono do X, usou a plataforma para atacar o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) e ameaçou desobedecer às decisões da Justiça brasileira.
Então, Alexandre de Moraes incluiu Musk no inquérito das milícias digitais.
No dia 17 de agosto, a rede social anunciou o fechamento do escritório no Brasil, alegando ameaças de prisão contra Rachel de Oliveira Villa Nova Conceição, responsável pelo lugar.
Apesar disso, a empresa declarou que a plataforma continuaria acessível aos usuários brasileiros.
Moraes determinou que fosse nomeado um novo representante legal no Brasil, conforme exigido pela legislação.
Caso a empresa não cumprisse a decisão, haveria a suspensão total das atividades da plataforma. A intimação foi divulgada pelo STF através de postagem no próprio X.
Nesta quinta-feira (29), o ministro também mandou bloquear recursos financeiros da Starlink, outra empresa de Musk voltada ao setor de internet via satélite.
Até o momento, a plataforma segue operando normalmente.
Cotidiano
O prêmio é de R$ 4.000.000,00
Cotidiano
O prêmio é de R$ 150.000,00