Diário Mais
De abraços a atrasos, um gesto que aqui simboliza amizade e descontração pode ser lido como invasivo ou inadequado em um país com costumes mais reservado
Vai viajar? Conheça os hábitos brasileiros que você deve evitar para não cometer gafes culturais na Europa, Ásia e outros continentes. / Imagem ilustrativa gerada por IA
Continua depois da publicidade
O jeito caloroso e sociável dos brasileiros é uma marca registrada, mas pode causar estranheza e até ser mal interpretado no exterior. Comportamentos como o contato físico no cumprimento e a informalidade nas conversas são exemplos de hábitos que variam culturalmente.
A principal razão para isso é que cada sociedade desenvolve suas próprias normas de convivência. Sendo assim, um gesto que aqui simboliza amizade e descontração pode ser lido como invasivo ou inadequado em um país com costumes mais reservados.
Continua depois da publicidade
Portanto, conhecer as diferenças culturais é uma ferramenta essencial para qualquer viajante. Estar ciente dessas nuances ajuda a evitar gafes, a demonstrar respeito e a construir pontes, em vez de barreiras, durante sua estadia em outro país.
Vai viajar de avião? Veja também o assento mais seguro em caso de acidente.
Continua depois da publicidade
No Brasil, falar alto e rir em público expressa bom humor. Em contrapartida, na Alemanha, ambientes calmos são valorizados, e um comportamento barulhento pode ser visto como uma séria falta de respeito com o espaço coletivo.
Além disso, fazer perguntas pessoais, como sobre o estado civil, é comum para demonstrar interesse no Brasil. Nos Estados Unidos, contudo, essa curiosidade pode ser entendida como uma invasão de privacidade, pois a reserva pessoal é mais prezada.
Entenda também que toda mulher deve evitar viajar sozinha para estes locais.
Continua depois da publicidade
Dividir a conta em um bar é uma prática padrão no Brasil, onde cada um paga pelo seu consumo. Na China, porém, a etiqueta sugere que quem convida pague por todos, e dividir a despesa pode ser percebido como uma atitude descortês.
A vestimenta também importa. No Brasil, roupas casuais como bermudas são bem aceitas em muitos lugares. Na Itália, por sua vez, certos locais, como igrejas e restaurantes mais formais, exigem um código de vestimenta mais rigoroso.