Diário Mais

Em cidade brasileira, rio poluído vira atração turística com passeio de barco

Enquanto em muitas cidades o rio sofre com degradação ambiental, no município ele se apresenta vivo, limpo e navegável

Fábio Rocha

Publicado em 22/07/2025 às 13:01

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

Barra Bonita se destaca nacionalmente pelos famosos passeios de barco / Governo do Estado de São Paulo

Continua depois da publicidade

Quando se fala em Rio Tietê, muitos ainda associam o nome à poluição visível em trechos urbanos, especialmente na capital paulista. 

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

No entanto, há uma parte do rio que surpreende por sua limpeza, beleza e potencial turístico: trata-se do trecho que atravessa Barra Bonita, no interior de São Paulo.

Continua depois da publicidade

Leia Também

• Cidade do interior de SP nasceu de uma fazenda e é a 3ª maior produtora de cerâmica do mundo

• Palco de "Terra Nostra", cidade do interior paulista mantém viva a era do café

• Cidade do interior tem refúgio à beira do rio com o pôr do sol mais bonito do estado de SP

Localizada às margens do Tietê, Barra Bonita se destaca nacionalmente pelos famosos passeios de barco, uma experiência única que atrai milhares de visitantes todos os meses. 

Enquanto em muitas cidades o rio sofre com degradação ambiental, em Barra Bonita ele se apresenta vivo, limpo e navegável, com margens arborizadas e águas que abrigam uma grande diversidade de peixes.

Continua depois da publicidade

As embarcações turísticas, com capacidade para até 600 pessoas, percorrem um dos trechos mais preservados do rio, proporcionando aos visitantes uma verdadeira imersão na natureza. 

Dica do editor: Cidade do interior tem refúgio à beira do rio com o pôr do sol mais bonito do estado de SP.

Durante o trajeto, é possível apreciar a paisagem ribeirinha e conhecer um dos maiores diferenciais do passeio: a passagem pela eclusa da Usina Hidrelétrica de Barra Bonita, um feito de engenharia que se tornou atração por si só.

Continua depois da publicidade

Eclusa: o ponto alto do passeio

O sistema de eclusagem, que permite que as embarcações vençam o desnível do rio, é o grande momento do passeio. Os turistas acompanham de perto todo o funcionamento da estrutura, tornando a experiência além de divertida, educativa e fascinante. 

Barra Bonita foi pioneira no Brasil e na América do Sul ao explorar o turismo em torno de uma eclusa, colocando a cidade no mapa do turismo fluvial nacional.

Natureza, história e hospitalidade

Barra Bonita também é carinhosamente conhecida como a “Cidade Simpatia”, título que traduz bem a recepção calorosa de seus moradores. 

Continua depois da publicidade

Fundada no século XIX e com forte tradição fluvial, a cidade se reinventou com o turismo, aproveitando o que o Tietê tem de melhor para oferecer: água limpa, navegável e cheia de vida.

Hoje, a cidade atrai em média 15 mil turistas por mês, muitos dos quais se surpreendem ao descobrir que é possível navegar pelo Tietê em águas cristalinas. 

Esse contraste entre a imagem comum do rio e a realidade local é um dos motivos que fazem de Barra Bonita um destino tão especial.
 

Continua depois da publicidade

Mais Sugestões

Conteúdos Recomendados

©2025 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software