Diário Mais

Clima: El Niño se aproxima e muda forma como as 'águas de março' cairão em SP e no litoral

Fim do La Niña e chegada do novo fenômeno trazem temporais e alerta para a região Sudeste; veja a previsão completa e os riscos de deslizamento

Jeferson Marques

Publicado em 25/02/2026 às 14:47

Atualizado em 25/02/2026 às 15:46

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail
Paulistanos enfrentam a força das "águas de março" na rua / IA
Paulistanos enfrentam a força das "águas de março" na rua / IA
Nuvens carregadas marcam a transição climática sobre SP / IA
Nuvens carregadas marcam a transição climática sobre SP / IA
Solo encharcado na Serra do Mar alerta para deslizamentos / IA
Solo encharcado na Serra do Mar alerta para deslizamentos / IA
Mar agitado e risco de ressaca no litoral de São Paulo / IA
Mar agitado e risco de ressaca no litoral de São Paulo / IA
Temporal de fim de tarde reflete luzes da Avenida Paulista / IA
Temporal de fim de tarde reflete luzes da Avenida Paulista / IA

Com a aproximação do El Niño, o mês de março de 2026 será com chuvas atípicas / Nair Bueno/Diário do Litoral

Continua depois da publicidade

O mês de março de 2026 marca uma virada histórica no clima do Brasil. Após meses sob influência do La Niña, o fenômeno perde força definitiva, dando lugar a uma fase de neutralidade que precede a chegada de um novo El Niño. Para quem vive no Sudeste, especialmente em São Paulo, o mês será de transição e extremos.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Embora março marque o início da redução gradual das chuvas (o fim do "período úmido"), o aquecimento das águas do Pacífico próximas à costa da América do Sul deve atuar como um combustível extra, podendo estender as instabilidades até abril.

Continua depois da publicidade

Leia Também

• Está calor, né? E vai piorar: Fenômeno 'El Niño' volta em 2026 prometendo 'escaldar' o Brasil

• Fenômeno El Niño é responsável pelo aumento de mosquitos da dengue em SP

• Cientistas descobrem fenômeno 'parente' do El Niño e La Niña capaz alterar o clima

São Paulo e Litoral

No estado de São Paulo, a tendência é de chuvas dentro ou ligeiramente acima da média histórica. O grande destaque, porém, é a irregularidade: o mês deve alternar dias de calor intenso, com temperaturas acima dos 30°C, e pancadas de chuva fortes no final da tarde, as famosas "águas de março".

No litoral paulista, o risco continua elevado. A combinação de solo já encharcado pelas frentes frias de fevereiro e a entrada de umidade marítima mantém o alerta para deslizamentos em áreas de encosta. Cidades da Baixada Santista e do Litoral Norte devem ter um março com muitas nuvens e chuvas frequentes, típicas da mudança de estação.

Continua depois da publicidade

O "fator" El Niño já em março

Embora o El Niño deva se consolidar apenas no inverno, os termômetros do Pacífico já começam a subir agora. Esse aquecimento precoce pode causar:

  • Frentes frias mais lentas: Os sistemas que trazem chuva podem demorar mais para passar pelo litoral, aumentando o volume acumulado.
  • Bloqueios atmosféricos: Dias de calor seco intercalados com temporais isolados e severos.
  • Mar agitado: Maior frequência de ressacas na costa paulista devido à passagem de ciclones extratropicais pelo Atlântico Sul.

O que monitorar?

A atenção deve ser redobrada nas rodovias que ligam a capital ao litoral (Anchieta-Imigrantes, Tamoios e Mogi-Bertioga). Com a neutralidade climática, os sistemas regionais ganham força, o que significa que temporais localizados podem ser muito intensos, mesmo sem um alerta geral para todo o estado.

Fontes pesquisadas:

INMET (Instituto Nacional de Meteorologia) - Prognóstico de Outono 2026.

Continua depois da publicidade

CPTEC/INPE (Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos).

NOAA (Administração Oceânica e Atmosférica Nacional - EUA).

Boletins climáticos da Climatempo e MetSul Meteorologia.

Continua depois da publicidade

Defesa Civil do Estado de São Paulo.

Conteúdos Recomendados

©2026 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software