10 de Outubro de 2024 • 04:18
Diário Mais
O evento poderá ser visto de toda a América, além de outras partes do mundo, mas somente 3,5% da área total da Lua estará escura
Terça-feira vai acontecer um eclipse parcial da lua e que será visível de todo o Brasil, / Foto de Peter de Vink/Pexels
Se você gosta de observar o céu, adora ver uma lua cheia e ainda fica mais encantando quando tem algum fenômeno astronômico, o seu dia chegou. Terça-feira vai acontecer um eclipse parcial da lua e que será visível de todo o Brasil, mas calma lá que ele vai ser bem sutil, entenda.
O evento poderá ser visto de toda a América, além de outras partes do mundo, mas somente 3,5% da área total da Lua estará escura, isto é, uma pequeníssima parte da Lua vai penetrar na umbra, confira os horários:
17/09: Início do eclipse penumbral às 21:41:07
17/09: Início do eclipse parcial às 23:12:58
17/09: Máximo do eclipse parcial às 23:44:18
18/09: Fim do eclipse parcial às 00:15:38
18/09: Fim do eclipse penumbral às 01:47:27
18/09: Fim do eclipse penumbral às 01:47:27
Veja a sequência de fotos feitas pela leitora Fernanda Ramos em um outro evento do mesmo tipo:
De acordo com a astrônoma do Observatório Nacional, Dra Josina Nascimento, um eclipse parcial da Lua ocorre quando apenas uma parte da Lua passa pela sombra escura da Terra:
“A penumbra é uma sombra mais clara, que ainda recebe um pouco de luz do Sol, então, quando a Lua está na penumbra (seja totalmente ou parcialmente) não se percebe nenhuma mudança a olho nu. A essa fase, chamamos de fase penumbral. Há eclipses que são somente penumbrais. Ou seja, a Lua penetra na penumbra e depois sai da penumbra.
A umbra é a sombra mais escura, onde não chega luz solar alguma. No eclipse parcial, a Lua começa a passar pela umbra, o que faz com que uma parte dela escureça e nós podemos ver isso simplesmente olhando para a ela. À medida que a Lua avança na umbra ela vai ficando com uma "mordidinha" escura, que vai crescendo cada vez mais até o máximo do eclipse parcial. Agora, quando a Lua penetra completamente na umbra, ocorre o eclipse total”.
Josina esclarece que a condição para ver qualquer eclipse da lua é que ela esteja acima do horizonte e que não haja nuvens encobrindo o fenômeno.
Caso você não consiga ver o fenômeno a olho nu, O Observatório Nacional (ON/MCTI), por meio do programa “O Céu em sua Casa: observação remota”, irá transmitir ao vivo o eclipse parcial da Lua que ocorrerá na noite de 17 para 18 de setembro, no seguinte endereço eletrônico: https://www.youtube.com/watch?v=XpEuKiIVcTQ.
Cotidiano
Deputados estaduais aprovaram ontem o projeto de lei que autoriza o Governo do Estado a firmar uma parceria-público-privada para a obra, que deve custar R$ 6 bi
Cotidiano
A lista de benefícios é vasta, mas dois têm bastante destaque e garantem muita ajuda para quem realmente precisa