04 de Outubro de 2024 • 14:59
Evento científico acontece por conta da lua estar alinhada entre a Terra e o Sol, com o diâmetro da Lua estando menor que do Sol / Drew Rae/Pexels
Nesta quarta-feira (2), os moradores do litoral de São Paulo poderão acompanhar, de forma parcial, o eclipse anular do sol. Porém, é preciso se atentar aos horários de quando ele poderá ser visto, além dos cuidados para não ter sua visão prejudicada.
A ação acontece por conta da lua estar alinhada entre a Terra e o Sol, com o diâmetro da Lua estando menor que do Sol. Por conta disso, a sombra da lua não cobre por completo o sol, criando um "anel de fogo" no céu.
Isso poderá ser visto pela população a partir das 16h56, com a visibilidade máxima sendo às 17h44. Ele se encerra por completo às 18h04.
Para se observar com segurança, deve-se cobrir os olhos com óculos especiais para observação solar ou vidros de soldador 14. Óculos escuros, chapas de raio-X ou filtros caseiros não protegem contra a ação do fenômeno.
Caso não consiga assistir, o canal do Youtube do Observatório Nacional fará uma transmissão ao vivo. A exibição será uma parceria com os astrônomos do Projeto Céu em Casa, Observação Remota e a organização internacional Time and Date.
Cotidiano
O prêmio é de R$ 1.700.000,00
Cotidiano
O prêmio é de R$ 4.000.000,00