Algumas vias ao redor do planeta ultrapassam qualquer expectativa quando o assunto é extensão. / Secom/Prefeitura de Palmas
Continua depois da publicidade
Algumas vias ao redor do planeta ultrapassam qualquer expectativa quando o assunto é extensão. Enquanto muitas ruas não passam de alguns quarteirões, outras chegam a dezenas de quilômetros e, surpreendentemente, duas delas ficam no Brasil.
Embora até o Guinness World Records enfrente dificuldades para definir um ranking oficial, especialistas e levantamentos urbanos destacam dois endereços nacionais empatados entre os maiores do mundo.
Continua depois da publicidade
A Avenida Sapopemba, na zona leste de São Paulo (SP), é uma das mais extensas e movimentadas vias da capital paulista. Com 26 quilômetros de extensão, ela corta diversos bairros, abriga importantes corredores de ônibus e se tornou referência para quem cruza a cidade diariamente.
No mesmo patamar está a Avenida Joaquim Teotônio Segurado, em Palmas (TO). Também com 26 quilômetros, ela é a principal via norte-sul da capital do Tocantins e considerada a maior avenida da região Norte.
Continua depois da publicidade
Rua mais bonita do mundo fica no Brasil e inspira cidades ao redor do planeta
Além da dimensão, é um dos eixos estruturantes da cidade planejada, conectando diferentes setores e facilitando o acesso a órgãos públicos, comércio e áreas residenciais.
Apesar de não haver consenso absoluto sobre quais são as maiores ruas do planeta, devido a variações de critérios, como trechos contínuos ou mudanças de nome, ambas as avenidas brasileiras costumam aparecer em levantamentos internacionais por sua extensão incomum.
Continua depois da publicidade
Enquanto isso, ruas como a Yonge Street (Canadá) e a Chang’an Avenue (China) disputam a liderança global, mas até essas listas variam conforme as definições adotadas.