Diário Mais

Dormir com um cachorro ou gato na cama: quais as orientações dos veterinários?

Para quem gosta muito desses animais existem orientações de especialistas para deixá-los passar a noite do nosso lado

Jeferson Marques

Publicado em 16/05/2025 às 15:28

Atualizado em 16/05/2025 às 15:28

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

Há dicas bem legais para cães e gatos dormirem na mesma cama de seus donos / Foto de Lisa/Pexels

Continua depois da publicidade

Quem ama os pets sabe que a vontade de abraçá-los e beijá-los é constante. Além de nos darem amor gratuito, eles trazem diversão e muita luz para as nossa casa. Mas o que dizem os veterinários sobre dormir com um cachorro ou gato na cama? É seguro para ambos?

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Um estudo recente do Canisius College, em Buffalo, nos Estados Unidos, indicou que dormir ao lado de um cachorro, por exemplo, pode melhorar a qualidade do sono do seu tutor, enquanto dormir ao lado de um gato reduzir o estresse. Até aqui, ponto positivo para quem ama dormir com seu pet.

Continua depois da publicidade

Leia Também

• Esporotricose: como evitar essa doença perigosa para pets e humanos

• Uma sacola plástica na máquina pode mudar a forma de lavar a roupa se você tem pets

• Sol, mar e pets: saiba como curtir a única praia que aceita animais no litoral de SP

Alergias

O primeiro ponto negativo a se considerar são as alergias. Infelizmente muitas pessoas são sensíveis ao contato com o pêlo dos animais, e acabam desenvolvendo ou piorando condições respiratórias e de pele ao dormir ao lado do seu pet.

Hiperatividade

Os gatos tendem a ter o sono mais leve e a serem mais hiperativos, o que os faz acordar mais durante a noite e, assim, atrapalhar o sono dos seus tutores, seja por ficarem "desfilando" na cama ou por acharem que 4 da manhã é hora de brincar com a bolinha ou de escalar o guarda-roupas.

Continua depois da publicidade

Já os cães tem um sono mais profundo e calmo (mas a audição deles continua trabalhando perfeitamente) e não costumam se mexer muito durante a noite, a não ser que algo os esteja perturbando, como calor, coceira ou barulhos no ambiente.

Os veterinários apontam que cães e gatos saudáveis, que tomam banho semanalmente, são devidamente vacinados e que não possuem doenças de pele podem sim dormir na mesma cama de seus donos, desde que estes não tenham problemas alérgicos e respiratórios. 

É importante ressaltar que ambientes com ar condicionado podem ser prejudiciais aos bichinhos. Por isso, mantenha o aparelho sempre entre 23º C e 24º C e deixe no local uma vasilha com água, pois o ressecamento do ar pode causar sede neles e isso os fará despertar de um sono bom.

Continua depois da publicidade

E para finalizar o assunto, leia a matéria que fizemos sobre a cidade brasileira que mais possui gatos e cachorros. O resultado é muito interessante.

Mais Sugestões

Conteúdos Recomendados

©2025 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software