Diário Mais

Doces para diabéticos: 5 opções que especialistas indicam

Descubra como desfrutar de sobremesas deliciosas mantendo a glicemia controlada

Agência Diário

Publicado em 09/07/2025 às 22:58

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

Escolha a sobremesa certa / Freepik

Continua depois da publicidade

Se você tem diabetes e acredita que precisa cortar todos os doces da sua vida, prepare-se para uma ótima notícia. Mitos sobre a alimentação restrita estão sendo desvendados, e é possível sim saborear sobremesas ocasionalmente.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

A gestão do diabetes não significa abrir mão totalmente do prazer de comer um doce. Com planejamento adequado e escolhas inteligentes, você pode desfrutar de opções deliciosas sem comprometer sua saúde.

Continua depois da publicidade

Leia Também

• Cuidado com os rins no calor: especialistas recomendam 3 litros de água e frutas

• Não precisa de quintal: veja 7 frutas e legumes para plantar em casa

• Quer frutas em casa? Veja 4 árvores perfeitas para cultivar em vasos

O segredo está em entender quais alimentos são seus aliados e em que quantidade, sempre com moderação. Continue lendo para descobrir cinco doces que você pode incluir em sua dieta, sob orientação profissional, segundo o portal Metrópoles.

Conheça também as frutas que não devem ser colocadas na geladeira de jeito algum.

Continua depois da publicidade

Chocolate amargo, seu aliado

O chocolate com pelo menos 70% de cacau é uma ótima opção para matar a vontade de comer doces. Ele é fonte de triptofano, um aminoácido que ajuda a regular o apetite.

A nutricionista Thayanne Neiva alerta sobre o consumo: "O chocolate amargo é uma ótima opção para matar a vontade de comer doces. O paciente, entretanto, deve sempre estar atento à lista de ingredientes para não ser enganado. O cacau precisa ser o primeiro ingrediente da lista".

Frutas acompanhadas por fibras

Frutas de baixo índice glicêmico, como mamão, morango e abacate, são ideais para quem tem diabetes. Já as de alto índice, como a banana, precisam de um acompanhamento especial.

Continua depois da publicidade

A nutricionista Cynara Oliveira explica: “Recomendo comer esse tipo de fruta com alguma fonte de fibra, como aveia e chia, ou de proteína, como queijo, iogurte e castanhas. Assim, a absorção do açúcar torna-se mais lenta”.

Sorvete caseiro e picolés refrescantes

Sorvetes industrializados geralmente são ricos em açúcar e gordura. Contudo, ao preparar sorvete em casa, você controla os ingredientes. Use frutas, iogurte natural congelado e substitutos do açúcar.

Picolés de frutas sem açúcar são outra excelente pedida. Opte por morango, cereja ou kiwi, que possuem menor índice glicêmico. Uma boa dica é usar as cascas no preparo para mais nutrientes.

Continua depois da publicidade

Pera, uma opção doce e segura

A pera é uma fruta naturalmente doce e surpreendentemente amiga dos diabéticos. Uma pera média possui cerca de 17 gramas de açúcar, mas sua carga e índice glicêmico são baixos. Isso a torna uma ótima escolha para quando a vontade de algo doce aparece, oferecendo sabor e benefícios. 

Mais Sugestões

Conteúdos Recomendados

©2025 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software