Dia mais rápido de 2025 está próximo / Foto de Pixabay/Pexels
Continua depois da publicidade
O dia mais curto do ano está muito próximo e os efeitos dessa rotação mais acelerada da Terra poderão ser sentidos ao redor do mundo, afirmam cientistas de diversos institutos do planeta que estudam o fenômeno, dentre eles o Serviço Internacional de Sistemas de Referência e Rotação da Terra, o IERS.
Normalmente a Terra dá uma volta completa em relação ao sol em 86.400 segundos. Todavia, no dia 22 de julho e, também, 5 de agosto, esse tempo será ligeiramente menor, algo em torno de 86.399 segundos (falam em 1,51 milissegundos mais rápido).
Continua depois da publicidade
Pode parecer pouco, mas já é o suficiente para causar alguns reflexos.
Nos seres vivos os efeitos dessa rotação mais acelerada não são percebidos, mas na tecnologia, por exemplo, sim, principalmente nos serviços de GPS pelo mundo.
Continua depois da publicidade
Como esse sistema se utiliza de relógios atômicos usados em satélites, há uma necessidade de correção dos dados de posição devido ao movimento/rotação do planeta. Se ele "gira" mais rápido, esses relógios dão uma "bugada", como diz a expressão popular para algo que apresente falha.
A principal razão pela qual a Terra está girando mais rápido são as mudanças climáticas.
Terremotos, instabilidade das marés, distribuição de árvores no hemisfério, modificações nas geleiras dentre outros fatores estão relacionados diremente à rotação do planeta em relação ao sol.
Continua depois da publicidade
Recentemente um estudo indicou que o núcleo da Terra pode ser invertido a sua rotação, o que seria algo ainda mais preocupante.