Deixar a televisão conectada por muito tempo gera consumo desnecessário de energia e pode causar riscos elétricos / Unsplash
Continua depois da publicidade
A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) anunciou na última sexta-feira (25) que o país terá bandeira amarela nas contas de luz no mês de maio.
Por conta disso, as pessoas estão buscando formas de economizar energia. Os eletrodomésticos, apesar de essenciais para o funcionamento da casa, são os que mais consomem.
Continua depois da publicidade
Embora parece inofensiva, a televisão é um dos eletrodomésticos que mais consomem energia, mesmo quando esta desligada.
Isso acontece porque os modelos atuais permanecem em modo stand by.
Continua depois da publicidade
Essa função permite ligá-los mais rápido com o controle remoro, porém exige um consumo constante de energia elétrica.
O modo de espera mantém alguns componentes internos da TV ativos. Isso consome entre 1 a 5 watts, quando conectada 24 horas por dia, sete dias por semana.
Esse número representa até 10% do consumo total de eletricidade de uma casa.
Continua depois da publicidade
Deixar a televisão conectada por muito tempo gera consumo desnecessário de energia e pode causar riscos elétricos, especialmente durante tempestades ou quedas de energia.
Caso você tenha um serviço de TV via antena, também pode representar risco para o aparelho durante uma tempestade.
Um choque elétrico pode danificar os circuitos internos, diminuindo a vida útil e até tornar o aparelho inútil.
Continua depois da publicidade
Nesse caso desligar não será suficiente, sendo necessário desconectar o fornecimento de energia e qualquer conexão com a rede.
Uma solução para evitar o consumo desnecessário do aparelho é desconectá-lo completamente da tomada quando for ficar fora de casa por vários dias,
Outra opção é usar filtros de tomadas com interruptores. Com eles, é possível desligar vários dispositivos ao mesmo tempo, sem precisar desconectar um de cada vez.
Continua depois da publicidade
Além disso, protetores de tomada também podem ser instalados. Esses dispositivos são colocados entre a tomada e a TV e cortam o fornecimento de energia em caso de pico de tensão.