Diário Mais
A hora de escolher uma carne no açougue pode ser desafiadora, mas essas dicas podem ajudar a escolher o melhor bife para a sua refeição
Entenda como escolher o bife certo para uma refeição memorável / Reprodução/Freepik
Continua depois da publicidade
Seja grelhado na churrasqueira ou selado na frigideira, um bom bife é sempre uma experiência especial. Encontrar o corte ideal pode transformar uma refeição comum em um verdadeiro momento de celebração. Mas, com tantas opções disponíveis, escolher a carne certa pode parecer um desafio.
Após a Segunda Guerra Mundial, os supermercados começaram a substituir os açougues de bairro, oferecendo praticidade e variedade em um só lugar.
Continua depois da publicidade
Para entender o que realmente importa na hora de escolher um bom bife, alguns açougueiros dizem que o segredo está em saber o que você gosta e como pretende preparar a carne.
Algumas dicas são simples: escolher o bife que te dá fome. Ou seja, não se prenda ao que você acha que “deveria” comprar — carne boa é prazer, e o melhor corte é aquele que te empolga.
Continua depois da publicidade
Confira truque de chefe que promete deixar carne mais saborosa e macia. Saiba mais.
Também é recomendo optar por bifes mais espessos, especialmente para grelhar. Para um contrafilé para duas pessoas, pode ser entre 3,5 e 5 cm de espessura. Isso permite selar bem de ambos os lados e finalizar com calor indireto.
Também é importante reforçar as próprias preferências e dizer para o açougueiro e dizer se quer uma carne com osso ou sem, se prioriza o sabor ou a maciez e assim você pode encontrar a carne perfeita.
Continua depois da publicidade
De acordo com especialistas, o melhor bife é aquele que combina com o prato e com a forma de preparo, vindo de um animal bem alimentado e criado com cuidado.
O ideal é pensar no que se espera sentir ao dar a primeira mordida e, a partir disso, escolher o músculo certo. A dica é: pensar no prato final e trabalhe de trás pra frente.
Se você quer um sabor mais intenso e textura marcante, a sugestão é a fraldinha. Para algo mais magro macio, é recomendado o miolo da paleta e acém fatiado, provenientes do tríceps do boi.
Continua depois da publicidade
No fim das contas, todos os açougueiros são unânimes: converse com o profissional do seu açougue de confiança. Leve seu plano até ele e troque ideias. Confiar na procedência e seguir as recomendações sobre cortes e preparo é meio caminho andado para uma refeição memorável.
O Diário já contou sobre carne perfeita para churrasco que custa bem menos que picanha. Veja detalhes.