Segundo a especialista, o consumo exagerado de açúcar torna o meio mais propício para as bactérias, contribui para o desgaste do esmalte / Freepik
Continua depois da publicidade
Nesta quinta-feira (31) é comemorado o Halloween nos Estados Unidos e em vários lugares do mundo, como aqui no Brasil, onde a festa do dia das bruxas já virou tradição em boa parte do país.
Nessa época do ano, além das decorações assustadoras e fantasias horripilantes, existe a tradição das crianças baterem de porta em porta em busca de doces, o que faz aumentar consideravelmente o consumo de açúcar entre os pequenos.
Continua depois da publicidade
“Comer muitas balas, pirulitos, chicletes, chocolates e outros alimentos muito açucarados prejudica muito a saúde de forma geral e causa grande impacto na saúde bucal, principalmente das crianças, que geralmente ganham e consomem uma quantidade excessiva de doces nesse período", explica a cirurgiã dentista Thais Campregher.
Segundo a especialista, o consumo exagerado de açúcar torna o meio mais propício para as bactérias, contribui para o desgaste do esmalte no longo prazo e pode aumentar a incidência de cáries. “Ao ingerir um alimento com açúcar, as bactérias se alimentam dele, convertendo em um ácido que contribui para a destruição do esmalte”, explica Thais.
Continua depois da publicidade
Mas o que fazer para minimizar os efeitos desse consumo exagerado?! A dentista orienta que o ideal é colocar um limite para o consumo de guloseimas por dia, priorizar que essa ingestão ocorra logo após as principais refeições e sempre fazer a higiene bucal. “É preciso escovar os dentes logo depois de comer o doce, passar fio dental de forma correta e usar antissépticos bucais apropriados para a idade deles, além de fazer visitas periódicas ao dentista. Caso o consumo seja feito em festas, é indicado que também aumente a ingestão de água pelas crianças. Dá para aproveitar a festa, mas sem descuidar da saúde”, alerta.
Continua depois da publicidade