Diário Mais

Deixaram saudade! Veja mais 8 colégios de Santos que fecharam as portas

Anglo Americano, Pequeno Príncipe, Afonso Pena... Santos teve diversas escolas que não existem mais, mas que desempenharam um papel fundamental na educação local

Isabella Fernandes

Publicado em 29/05/2024 às 14:24

Atualizado em 29/05/2024 às 15:34

Comentar:

Compartilhe:

O colégio Anglo Americano foi fundado no dia 15 de outubro de 1941 / Reprodução/Memória Santista/Facebook

O Diário do Litoral decidiu voltar com uma 'parte 2' da lista de escolas e colégios históricos que acabaram deixando de existir pelos mais diferentes motivos. Santos teve diversas instituições de ensino que não existem mais, mas desempenharam um papel fundamental na educação dos alunos e marcaram época, e hoje vivem no coração e na memória de seus ex-alunos. Veja abaixo:

Colégio Anglo Americano

O colégio Anglo Americano nasceu da idealismo de sua diretora, a professora Aglaïr de Lima Burgos, e foi fundado no dia 15 de outubro de 1941, em meio às tensões decorrentes da Segunda Guerra Mundial. Até 1955, a instituição oferecia somente o curso primário, mas com o passar dos anos, outros tipos de formações foram implantadas devido à procura. Até 2009, a unidade prosseguiu com um trabalho de formação educacional admirável, educando até a 3ª geração de ex-alunos, encerrando suas atividades em janeiro de 2010.

Afonso Pena

Fundado em 1942, o Colégio Afonso Pena construiu sua identidade através da dedicação ao ensino qualificado. Por muitos anos a instituição ficava localizada na Rua da Liberdade no número 630. Após mudanças, a escola foi para a Rua Manoel Tourinho. Sua missão era promover conhecimento profissionalizante para jovens e adultos que desejam ingressar rapidamente no mercado de trabalho. Após 80 anos de história, o colégio fechou.

Colégio O Executivo

A Avenida Conselheiro Nebias já foi casa do Colégio O Executivo até o ano de 2000. A Instituição de ensino educou diversas crianças e jovens em Santos. Os administradores da instituição eram conhecidos por sua generosidade e bondade. No Facebook, é possível achar uma comunidade formada por ex-alunos da instituição.

Pequeno Príncipe

Por 54 anos a escola Pequeno Príncipe, em Santos, atendeu diversas crianças e famílias em suas duas unidades situadas nos bairros Jabaquara e Gonzaga. Porém, em 2021, devido à crise econômica gerada pela pandemia do coronavírus, a instituição anunciou o encerramento das atividades.  

Colégio Veritas

Além do Colégio Oswaldo Cruz, outra instituição de ensino que encerrou suas atividades na Rua Jorge Tibiriçá, no Gonzaga, foi o colégio Veritas. A instituição de ensino era muito conhecida pelo seu maternal e pelo time de futsal. Muitas crianças e adolescentes vestiram os uniformes com detalhes vermelhos da instituição.

Colégio Santista (Marista)

Uma das instituições de ensino da Baixada Santista mais tradicionais, o Colégio Marista de Santos, ou apenas Colégio Santista, ainda deixa diversas pessoas confusas com o seu paradeiro. Fundado em 1904, o colégio era uma instituição privada, mas se tornou uma escola municipal em 2009, quando o então prefeito de Santos, João Paulo Tavares Papa, comprou todo o complexo, junto com o que havia dentro, por R$ 21 milhões. Na época a área de 14.559 m², dos quais 11.800 m² construídos, estava sob administração da Associação Brasileira de Educação e Cultura (ABEC).

Colégio Borba Gato

Outra escola santista que encerrou suas atividades no ano de 2023 foi o Borba Gato. A filosofia da instituição era trabalhar as habilidades e competência de acordo com a vivência do aluno. O colégio fica localizado na Rua Doutor Manoel Victorino, 40, no Gonzaga.

Santa Marcelina

A Escola Santa Marcelina ficava localizada no bairro do Embaré, em Santos. Administrado pela diretora Irmã Carmelina, a instituição de ensino educou moradores da região. No Facebook, é possível achar uma comunidade formada por ex-alunos da instituição.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

São Vicente

Rua de São Vicente será interditada neste domingo, devido a obras da Sabesp; saiba qual

Agentes de trânsito estarão no local orientando os motoristas

Cotidiano

Confira o resultado da Lotomania no concurso 2637, nesta sexta (21)

O prêmio é de R$ 9.800.000,00

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter