Atualmente, a Glass Beach está aberta ao público / Pexels
Continua depois da publicidade
Localizada na costa da Califórnia, nos Estados Unidos, a Glass Beach se destaca pela aparência incomum: em vez da tradicional areia dourada, o que se vê é uma extensa faixa tomada por fragmentos de vidro colorido. Apesar da aparência atrativa, o local exige cuidado redobrado por parte dos visitantes.
A formação da Glass Beach é resultado de décadas de descarte de lixo pela população local, que até meados do século passado utilizava a praia como destino para resíduos domésticos.
Continua depois da publicidade
Após um terremoto em São Francisco em 1906, o descarte passou a ser feito diretamente na areia.
O acúmulo de detritos seguiu até 1967, quando o local foi fechado como lixão e recebeu ações de limpeza. Embora grande parte do material tenha sido removida, os pedaços de vidro permaneceram e foram sendo moldados naturalmente pela ação do mar.
Continua depois da publicidade
Atualmente, a Glass Beach está aberta ao público, mas foi transformada em área de proteção ambiental.
O banho de mar no local é fortemente desaconselhado, tanto pelo terreno irregular e rochoso quanto pelo risco de acidentes com os estilhaços.
Mesmo com a proibição oficial de recolher os pedaços de vidro, muitos turistas ainda insistem em levar lembranças para casa.
Continua depois da publicidade
A prática, além de ilegal, compromete a preservação do ecossistema local e a própria identidade visual da praia, que, embora deslumbrante, carrega as marcas de um passado de descuido ambiental.