Deixar a roupa na máquina de lavar pode torná-la suja de novo / Reprodução/Freepik
Continua depois da publicidade
Deixar roupas dentro da máquina de lavar por horas após o término do ciclo é um hábito comum, mas que pode trazer consequências negativas.
O ambiente úmido favorece a proliferação de bactérias e fungos, provocando mau cheiro, manchas nas peças e até danos aos tecidos. Além disso, a lavadora pode ser prejudicada com o desgaste de borrachas e vedações.
Continua depois da publicidade
Apesar disso, deixar roupas de molho na máquina é uma prática recomendada para remover manchas difíceis e sujeiras mais pesadas — desde que respeitado o tempo adequado para cada tipo de tecido.
Quando as roupas permanecem molhadas e confinadas por muito tempo, o risco de proliferação de microrganismos aumenta, podendo causar alergias e infecções cutâneas ou respiratórias.
Continua depois da publicidade
Confira como uma sacola plática na máquina pode mudar a forma de lavar roupa se você tem pets. Saiba mais.
O mau cheiro é outro problema comum, assim como o enfraquecimento das fibras, que ficam mais suscetíveis a rasgos e desbotamento.
Além disso, resíduos de sabão ou sujeira podem voltar a se fixar nas roupas, prejudicando a limpeza. O uso excessivo de tempo de molho também pode causar danos à própria máquina, reduzindo sua vida útil.
Continua depois da publicidade
Especialistas recomendam que o tempo de molho varie conforme o tipo de roupa e a sujeira:
O Diário já contou sobre como salvar o planeta sem lavar roupa. Veja detalhes.