Diário Mais

Conviver com cães pode reduzir estresse, ansiedade e até risco cardíaco; entenda

Pesquisas apontam benefícios físicos e mentais para quem mantém contato diário com cães

Luna Almeida

Publicado em 11/08/2025 às 21:59

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

Os estudos mostram que donos de cães podem ter até 24% menos risco de morte precoce / Freepik/pikisuperstar

Continua depois da publicidade

Conviver com um cachorro pode trazer mais do que companhia. Pesquisas realizadas por instituições renomadas, incluindo Harvard, indicam que essa relação pode contribuir para a saúde física e mental, além de estar associada a maior longevidade.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Os estudos mostram que donos de cães podem ter até 24% menos risco de morte precoce. Entre os benefícios, está a redução em 31% do risco de óbito por doenças cardiovasculares em pessoas que já sofreram infarto ou derrame. 

Continua depois da publicidade

Leia Também

• O que acontece no seu corpo quando um cachorro está por perto? A ciência explica

• Cachorro ou gatinho? Veja onde encontrar seu novo melhor amigo no Litoral de SP

• O que seu impulso de acariciar cachorros revela sobre você, segundo especialistas

Isso se deve, em parte, ao aumento da atividade física diária, já que a rotina com o animal incentiva caminhadas e movimento.

Saúde cardiovascular

A presença de um cão no dia a dia está ligada a melhores índices de saúde do coração. Estima-se que tutores aumentem em média 30 minutos sua atividade física diária, o que auxilia na manutenção do peso, na redução do colesterol e na estabilização da pressão arterial. Esses fatores contribuem diretamente para diminuir o risco de doenças cardíacas.

Continua depois da publicidade

Impactos na saúde mental

Os cães também oferecem benefícios emocionais. Interagir com eles estimula a produção de hormônios como a oxitocina, que ajuda a reduzir o estresse. 

Pesquisas indicam que mulheres de meia-idade e idosas apresentam menos sintomas de ansiedade e depressão quando mantêm vínculos saudáveis com seus animais. Os passeios e brincadeiras fortalecem a vida social e reduzem a solidão.

Redução do estresse

O convívio com cães incentiva um estilo de vida mais ativo e organizado. Acariciar o animal, por exemplo, pode diminuir os níveis de cortisol, hormônio ligado ao estresse, e aumentar a liberação de endorfina, que promove sensação de bem-estar. 

Continua depois da publicidade

Além disso, a rotina de cuidados fortalece o vínculo afetivo entre tutor e cão, criando um ambiente emocionalmente mais equilibrado.

TAGS :

Mais Sugestões

Conteúdos Recomendados

©2025 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software