07 de Setembro de 2024 • 08:50
Diário Mais
Iniciativa do Governo do Estado de São Paulo faz intermediação entre empresas e trabalhadores que buscam ingressar no mercado de trabalho
Para se candidatar a uma vaga de emprego, é necessário levar RG, CPF e Carteira de Trabalho na unidade mais próxima / Divulgação
Você sabia que o Estado de São Paulo registrou uma taxa de desemprego menor que a nacional no 1º trimestre de 2024? Segundo dados da Fundação Seade, a taxa de desemprego em SP foi de 7,4%, enquanto a nacional foi de 7,9%. Além disso, o estado possui o terceiro maior percentual de empregados com carteira assinada no setor privado. Dos 11,4 milhões trabalhadores do estado, 81,4% são CLT.
Para quem busca uma oportunidade de emprego em São Paulo, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE) oferece os Postos de Atendimento ao Trabalhador (PATs), unidades espalhadas por todas as regiões do estado que concentram serviços gratuitos à população.
No primeiro semestre de 2024, foram ofertadas 218,2 mil vagas de emprego, o que representa um aumento percentual de 62,2% em relação às vagas oferecidas no mesmo período de 2023.
Auxiliar de logística (47 mil), alimentador de linha de produção (16,3 mil), faxineiro (16,1 mil), operador de telemarketing receptivo (8,1 mil) e operador de telemarketing ativo e receptivo (6,8 mil) foram os cargos com mais oportunidades entre janeiro e junho de 2024.
Com cargos em todos os setores que compõem a nossa economia, o programa auxilia pessoas que estão em busca de uma recolocação profissional, como é o caso da cozinheira Luciene Aparecida dos Santos, 39 anos. Viúva e mãe de três filhos, ela conta que foi a realização de um sonho voltar a trabalhar com carteira assinada após quase dois anos do seu último emprego formal. "Tenho formação como técnica de enfermagem, mas optei por seguir carreira na culinária e consegui um encaminhamento profissional através do PAT", declara Luciene, que foi atendida pelo PAT Lorena, no Vale do Paraíba.
Os PATs também ajudam jovens que procuram uma primeira oportunidade no mercado de trabalho, como ocorreu com a operadora de telemarketing Graziele Basilio, de 18 anos. Por meio do PAT Ferraz de Vasconcelos, na Região Metropolitana, ela encontrou no setor de telemarketing a primeira oportunidade no mercado de trabalho, atendendo assinantes de uma plataforma de streaming. "Gosto do contato com o público e de ajudar o cliente. É uma área muito boa e que dá muitas oportunidades para jovens", afirma Graziele.
Para se candidatar a uma vaga de emprego, é necessário levar RG, CPF e Carteira de Trabalho na unidade mais próxima. Ao todo, são mais de 200 unidades do PAT espalhadas pelo estado. Os endereços podem ser consultados em https://www.desenvolvimentoeconomico.sp.gov.br/pats/.
Para além das vagas de empregos e da atualização de cadastro de emprego, as unidades dos PAT oferecem outros serviços para a população, como:
Os serviços do programa também incluem os atendimentos para empresas e/ou empregadores que estão em busca de novos funcionários, com serviços disponibilizados sem custo, como a intermediação do processo seletivo dos candidatos.
Diário Mais
Parque brasileiro inaugura fumódromo dentro de cemitério e faz até a morte rir
Conheça o 'Cemitério das Polacas', que guarda dor e exclusão no litoral de SP
Capela em Cemitério da Zona Noroeste, está em fase final de obras
Cotidiano
A Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo) divulgou o relatório semanal nesta quinta-feira (5)
Cotidiano
O festival conta com mais de 60 opções de pratos e preços fixos