A banana ajuda a prevenir inúmeras doenças / imagem gerada por IA
Continua depois da publicidade
Banana é uma das frutas mais consumidas no Brasil e no mundo, famosa por seu sabor adocicado e seu valor nutritivo. Além de acessível, a fruta é versátil e pode ser incluída em diversas refeições, desde o café da manhã até lanches rápidos ao longo do dia.
Mas, além da praticidade, a banana é um verdadeiro pacote de saúde: fortalece o sistema nervoso, protege o coração, colabora com o intestino e até melhora o humor. No entanto, a forma como é consumida, madura ou verde, pode interferir nos seus efeitos e merece atenção.
Continua depois da publicidade
A Dra. Angela Xavier explicou, em um vídeo no YouTube que a banana é uma fruta rica em carboidratos, vitaminas e minerais. Segundo ela, isto é mais do que suficiente para beneficiar a nossa saúde, mas ela vai muito além: fornece energia, aumenta a saciedade e o bem estar.
A banana é rica em triptofano, um aminoácido essencial que atua na produção da serotonina, conhecida como o hormônio da felicidade. Isso faz dela uma aliada no controle da ansiedade e da irritabilidade.
Continua depois da publicidade
Além disso, o triptofano também participa da produção de melatonina, hormônio do sono, ajudando a regular o ritmo circadiano e proporcionando noites mais tranquilas.
Conheça também essa outra fruta que ajuda a prevenir gripes e resfriados, segundo especialista.
Com boa quantidade de fibras, a banana ajuda a regular o intestino, especialmente em sua versão mais verde, que contém amido resistente. Isso auxilia na prevenção de constipações e inflamações gastrointestinais.
Continua depois da publicidade
A fruta também pode atuar como prebiótico, alimentando as bactérias benéficas da flora intestinal e contribuindo para uma digestão mais eficiente e saudável.
Bananas contêm antioxidantes e nutrientes como a vitamina C e a vitamina B6, que fortalecem o sistema imunológico. Esses compostos ajudam a prevenir infecções e a combater radicais livres.
Incluir a fruta na alimentação diária pode trazer mais resistência a gripes e resfriados, além de acelerar a recuperação em quadros leves de baixa imunidade.
Continua depois da publicidade
Por ser uma excelente fonte de potássio, a banana atua diretamente na regulação da pressão arterial, neutralizando os efeitos negativos do sódio no organismo.
Esse equilíbrio favorece a saúde dos vasos sanguíneos e reduz o risco de hipertensão, sendo especialmente útil para quem precisa controlar a pressão de maneira natural.
O controle da pressão é um fator muito importante para a saúde. Um novo estudo revela como a pressão alta atinge o cérebro de forma silenciosa.
Continua depois da publicidade
O consumo de potássio está relacionado à prevenção de AVCs e outras doenças cardiovasculares. Por isso, comer banana com regularidade pode ser uma atitude preventiva eficaz.
A fruta, rica nesse mineral, auxilia no bom funcionamento do sistema circulatório e protege contra quadros graves, como acidentes vasculares cerebrais.
Atletas e praticantes de atividades físicas costumam recorrer à banana como lanche por ela fornecer energia rápida e ajudar a evitar cãibras.
Continua depois da publicidade
A presença de potássio e magnésio contribui para o bom funcionamento muscular e pode ser determinante tanto no desempenho quanto na recuperação pós-exercício.
A forma como a banana é consumida influencia sua ação no organismo: enquanto a verde é rica em fibras e tem menor índice glicêmico, a madura apresenta maior teor de açúcar.
Pessoas com diabetes ou que fazem controle de glicose devem optar por bananas menos maduras e consumi-las com moderação, evitando picos glicêmicos.
Continua depois da publicidade