Diário Mais

Conheça Santo João e entenda sua fama de 'santo festeiro'

Ele teria sido o homem que, segundo a Bíblia, batizou Jesus Cristo.

Da Reportagem

Publicado em 24/06/2024 às 10:03

Atualizado em 24/06/2024 às 10:06

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

O santo tem ligação com a fogueira da festa junina, pois São João seria o homem que pregaria a luz. / Reprodução/CNBB

Continua depois da publicidade

Neste dia 24 de junho é celebrado o dia de São João. Conhecido como santo festeiro, ele é o segundo religioso homenageado nas festas juninas, junto com Santo Antônio e São Pedro.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

A data comemora o nascimento de João Batista, que teria nascido seis meses antes de Jesus. Ele teria sido o homem que, segundo a Bíblia, batizou Jesus Cristo.

Continua depois da publicidade

Conheça a história

A celebração ocorre nesse dia, ao invés da data de sua morte, porque ele teria sido purificado do pecado antes mesmo de nascer.

João teria sido o homem que, segundo a Bíblia, batizou Jesus Cristo e ficou conhecido por ser o primeiro a perceber que ele era um profeta e batizá-lo nas águas do rio Jordão. Esse ritual, mais tarde, se tornaria um dos mais importantes pilares do catolicismo.

Continua depois da publicidade

Morte

Assim como Cristo, João foi morto a mando do rei Herodes, por supostamente ter liderado uma revolução por meio de suas pregações religiosas. Sua morte teria ocorrido no dia 29 de agosto do ano 29.

A festa

A festa de São João ganhou popularidade dentro da Igreja Católica e chegou ao Brasil por meio dos portugueses, que trouxeram as festividades religiosas. 

A Festa Joanina dos portugueses se transformou em Festa Junina, que celebrava a cultura da celebração da colheita e do final do tempo das chuvas. Em diversos estados, a data é considerada feriado.

Continua depois da publicidade

O santo tem ligação com a fogueira da festa junina, pois São João seria o homem que pregaria a luz.

 Além disso, na história, a mãe de João Batista teria feito uma fogueira para avisar Maria que estava prestes a parir e precisava de ajuda.

Mais Sugestões

Conteúdos Recomendados

©2025 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software