Celebridades como Jennifer Lawrence, Maísa e Harry Styles têm sido frequentemente vistos com o tênis nos pés / Reprodução/Instagram @HarryStyles
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Criado nos anos 1950 para enfrentar os campos congelados da Alemanha, um tênis originalmente voltado ao futebol se tornou peça indispensável no guarda-roupa de quem acompanha as tendências de moda em 2025.
O modelo da Adidas, com design retrô e pegada esportiva, está dominando as ruas e redes sociais, ganhando espaço também entre celebridades nacionais e internacionais.
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Celebridades como Jennifer Lawrence, Timothée Chalamet, Sasha Meneghel, Maisa e Harry Styles têm sido frequentemente vistos com o tênis nos pés. O cantor britânico, inclusive, tem adotado o modelo em diferentes cores, tornando o vermelho quase uma marca pessoal.
O visual nostálgico, com estética de chuteira e design de cano baixo, virou tendência mesmo em meio a tantas inovações modernas no mundo da moda.
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O ressurgimento do calçado pode ser medido pelo crescimento nas buscas online. Segundo dados do Google Trends, o interesse por esse modelo aumentou 477% de janeiro a julho de 2024 em relação ao mesmo período de 2023.
No Pinterest, as buscas por "looks adidas samba" saltaram 1.000% em julho do ano passado na comparação com o mesmo mês de 2023.
Sua versatilidade é um dos principais motivos para a popularidade atual. O modelo combina com peças básicas, como jeans e camiseta, mas também aparece ao lado de blazers e calças de alfaiataria.
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Embora o tênis seja visto por muitos como uma novidade estilosa, ele já tem história. A mistura entre o esportivo e o elegante fez com que o tênis deixasse de ser apenas um acessório esportivo para se tornar item essencial de estilo.
A versão mais próxima da atual foi lançada em 1990, mas a peça ganhou destaque ainda antes disso, quando Freddie Mercury o usou.
O cantor se apresentou junto ao Queen, em 1985, no festival de música Live Aid usando um Samba na cor branca com as tradicionais faixas laterais pretas.
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A ascensão do modelo tem causado impacto até na concorrência. A Nike, principal rival da Adidas, registrou queda de 10% nas vendas online no primeiro trimestre de 2024 e manteve resultados fracos nos meses seguintes. Enquanto isso, a Adidas revisou para cima sua projeção de lucro anual, subindo de € 500 milhões (cerca de R$ 3 bilhões) para € 700 milhões (aproximadamente R$ 4,6 bilhões).
Parte desse sucesso também se deve à variedade de estilos oferecidos. O modelo aparece em cores como azul-marinho, lilás, rosa, laranja e marrom com amarelo, além de versões com sola tratorada, couro brilhante ou mistura de tecidos. Apesar de não ser exatamente acessível, com preços entre R$ 699,99 e R$ 899,99 no site oficial da Adidas no Brasil, o tênis se mantém distante dos lançamentos superexclusivos com preços exorbitantes.
O retorno triunfal de um tênis clássico mostra que, na moda, passado e presente podem caminhar juntos – ou melhor, calçar os mesmos passos.
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