Diário Mais
Cantora e empresária faleceu no último dia 20 de julho, e fez alguns pedidos para seus amigos e familiares
Cinzas de Preta Gil serão eternizadas como diamante / Reprodução/Instagram
Continua depois da publicidade
Falecida no último dia 20 de julho, Preta Gil tinha o intuito de diferentes destinos para suas cinzas. Além de distribuí-las e deixá-las ao lado de um busto, ela desejava a produção de um diamante, cuja prática já foi feita com o apresentador Jô Soares.
Já outros nomes famosos, como o apresentador André Marques, resolveram usar a técnica com sua cachorra, Gorda, falecida em 2024. Suas cinzas foram transformadas em um par de brincos e um pingente.
Continua depois da publicidade
Rotulada como 'diamante memorial', a técnica usufrui de cinzas de animais e humanos, casca de cavalo e até mesmo vinho, para confecção de joias. No entanto, o processo é bem diferente do geológico natural.
Segundo uma matéria da revista Forbes, são usadas máquinas específicas para reproduzir o ambiente de alta pressão e temperatura em que os diamantes naturais são gerados.
Continua depois da publicidade
O custo costuma variar de acordo com o tamanho, cor e design personalizado da joia, além das medidas de quilate. As cores disponíveis são branco, azul, amarelo e até preto.
É estimado que o preço da joia possa variar de R$ 4 mil a R$ 250 mil, e o processo total para confecção dure cerca de 12 meses.
Após o funeral realizado no Theatro Municipal do Rio de Janeiro, ocorreu a cerimônia de cremação de Preta Gil, marcada por uma homenagem mais íntima e personalizada.
Continua depois da publicidade
As cinzas então vão ser enviadas para a empresa usar este material genético que servirá como base. Por lá, é extraído e purificado o material enviado, em um processo que dura cerca de 14 dias e garante a pureza.
Após este processo, o carbono purificado é transformado em diamante através de nanotecnologia, recriando o processo natural de formação.
Então, o diamante é lapidado a laser e polido manualmente para garantir o brilho e cortes perfeitos. Logo, o diamante é certificado internacionalmente, garantindo sua autenticidade e qualidade.
Continua depois da publicidade
Por fim, o diamante é montado em uma joia personalizada e entregue ao cliente.
Preta Gil faleceu aos 50 anos, no último dia 20 de julho, nos Estados Unidos. Ela enfrentava um câncer no intestino, diagnosticado em 2023, e teve uma piora significativa quatro dias antes de sua morte.
Preta estava prestes a retornar ao Brasil de avião, mas passou mal durante o trajeto de ambulância até o aeroporto e não resistiu.
Continua depois da publicidade