O travesseiro pode ser nosso maior inimigo na cama / Reprodução/ChatGPT
Continua depois da publicidade
Você sabia que apesar de parecer inofensivo, o travesseiro que você leva para a cama todas as noites pode estar lhe oferecendo riscos e perigos de um verdadeiro inimigo oculto?
Segundo diversos especialistas e periódicos médicos, um travesseiro mal higienizado ou inadequado ao seu corpo pode trazer uma série de malefícios à sua saúde física e até mental.
Continua depois da publicidade
Fungos, ácaros e bactérias se acumulam no travesseiro com imensa facilidade, e não adianta apenas trocar a fronha. Sinusite recorrente, rinite alérgica, crises respiratórias e até asmáticas podem surgir por causa de um travesseiro aparentemente limpo, mas contaminado.
Além disso um travesseiro inapropriado ao seu corpo pode ser o responsável por dores na cervical ou coluna como um todo, até crises na lombar. Dormir em uma postura errada pode te custar outras noites de sono mal aproveitadas.
Continua depois da publicidade
"Usar um travesseiro muito alto ou muito baixo pode forçar a musculatura e gerar dores crônicas”, explica o ortopedista Dr. Marcos Vidal.
Um travesseiro pode prejudicar a sua saúde mental? Sim, bastante. Quando não se tem uma noite de sono completa, não é só o corpo que sofre, mas a mente também.
Raciocínio lento, estresse, irritações e ansiedade (em todos os níveis, a depender do indivíduo) são algumas das condições mentais que podem surgir por causa do uso inadequado de um travesseiro.
Continua depois da publicidade
A Fundação Nacional do Sono dos EUA diz que um travesseiro precisa ser trocado a cada 2 anos, e que a sua higienização precisa ser realizada semanalmente com produtos antialérgicos e indicados para isso.
Lavar apenas a fronha não resolve o problema. É preciso tirá-la, higienizar o travesseiro e deixá-lo exposto ao sol por pelos menos 2 horas semanais.
Se você deitar e perceber que a cabeça não está alinhada ao corpo, sentir pontadas ou incômodos na cervical ou notar que durante as primeiras horas da manhã sua cabeça parece estar "pesada", está na hora de consultar um médico da sua confiança e trocar o travesseiro.
Continua depois da publicidade