Diário Mais

Conheça Ernesto Zwarg Júnior, o primeiro ambientalista do litoral de SP

Jornalista, político e até mesmo músico, ele evitou que a Estação Ecológica da Juréia se transformasse em uma instalação nuclear

Gabriel Fernandes

Publicado em 16/02/2025 às 13:52

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

Ernesto Zwarg Júnior foi o primeiro ambientalista do litoral de SP / Divulgação

Continua depois da publicidade

Ernesto Zwarg Júnior, não é apenas o primeiro ambientalista do litoral de São Paulo, como também foi responsável pelos primeiros jornais da região e chegou a impedir a construção de uma usina nuclear.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Nascido em 29 de julho de 1925, ele era defensor da ecologia na região, principalmente em Itanhaém, Zwarg evitou que a Estação Ecológica da Juréia se transformasse em uma instalação nuclear.

Continua depois da publicidade

Leia Também

• Viadutos abandonados ligariam usinas atômicas que seriam construídas no litoral de SP

• Viadutos abandonados há 45 anos 'levitam' no meio das árvores do litoral de SP

Após lutar pela causa, fez com que o governo abrisse mão da ideia, ele chegou a fazer parte da cronologia política do Município, pois foi vereador durante três mandatos.

O primeiro entre 1969 e 1972, enquanto os dois últimos foram consecutivos entre 1977 e 1982. A partir de 1981 atuou como 2ª Secretário e em seu terceiro mandato atuou como 1º Secretário entre os anos de 1983 e 1988. 

Continua depois da publicidade

Comunicação

Zwarg começou a trabalhar como jornalista no Correio do Litoral, e posteriormente veio a ser editor-chefe do Jornal de Itanhaém, cuja proposta era trabalhar e divulgar o crescimento do município. 

Mesmo atuando na área jornalística, Zwarg também compôs hinos, músicas e poesias. Em uma de suas canções, "Itanhaém magia", ele cita o município como a "namorada do mar", e quase sempre transpõe sua paixão pelo litoral e pela cidade na maioria das suas composições.

Morando grande parte de sua vida em Itanhaém, Zwag faleceu em 25 de agosto de 2009, aos 84 anos.

Continua depois da publicidade

Irmãos

Ernesto não era o único membro da família Zwag que era famoso no litoral de São Paulo, pois seus irmãos Antônio Bruno Rocha Zwarg e Ascendino Zwarg também eram músicos, compositores, cantores e arranjadores.

Participando da composição do hino de Itanhaém, no teclado, seu nome consta na Ficha Técnica do Hino Municipal da Cidade. Inclusive, eles também compuseram diversas canções sobre o município, entre elas "As Músicas do Litoral", uma coleção de músicas sobre Itanhaém e o litoral de São Paulo, que rendeu três LPs.

Mais Sugestões

Conteúdos Recomendados

©2025 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software