10 de Outubro de 2024 • 05:55
A pesca é uma das principais atividades econômicas da região, e muitos dos moradores carregam lembranças fortes dessa tradição / Divulgação/PMG
Escondida entre as movimentadas cidades de Santos e Guarujá, no litoral de São Paulo, está a charmosa e peculiar Praia de Pouca Farinha, localizada no bairro de Santa Cruz dos Navegantes.
O local, apesar de não ser tão conhecido como as praias badaladas das cidades vizinhas, carrega uma rica história e tradições que são preservadas pelos seus moradores. A comunidade, que ainda hoje mantém viva a prática da pesca artesanal passada de geração em geração, é um reflexo de um modo de vida simples e conectado ao mar.
A pesca é uma das principais atividades econômicas da região, e muitos dos moradores carregam lembranças fortes dessa tradição, que molda o dia a dia do bairro.
O nome curioso, "Pouca Farinha", tem uma origem que remonta aos primeiros habitantes do local. Segundo os moradores mais antigos, o nome surgiu quando um dos pioneiros da região costumava atravessar para Santos para comprar farinha.
Contudo, devido ao seu hábito de beber, o dinheiro que restava em seu bolso só era suficiente para comprar uma pequena quantidade de farinha, e assim o nome foi ficando.
Com suas histórias e tradições únicas, a Praia de Pouca Farinha é um verdadeiro tesouro escondido do litoral paulista, oferecendo um vislumbre de uma vida simples, marcada pela força da memória e pelo contato direto com a natureza.
Cotidiano
Deputados estaduais aprovaram ontem o projeto de lei que autoriza o Governo do Estado a firmar uma parceria-público-privada para a obra, que deve custar R$ 6 bi
Cotidiano
A lista de benefícios é vasta, mas dois têm bastante destaque e garantem muita ajuda para quem realmente precisa