Diário Mais

Conheça a fantástica cidade das 732 casas idênticas, mas que não podem ser habitadas

O que parecia o cenário de um conto de fadas se transformou em frustração

Jeferson Marques

Publicado em 12/07/2025 às 15:38

Atualizado em 12/07/2025 às 15:38

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

A famosa cidade das 732 casas que não podem ser habitadas / Reprodução/Internet

Continua depois da publicidade

Ao norte da Turquia, perto da clássica cidade de Mudurnu, um cenário tão deslumbrante que parecia ter saído de dentro de um conto de fadas acabou se tornando uma das maiores frustrações mundiais. O luxuoso projeto Burj Al Babas não deu certo, e 732 casas idênticas, no estilo mini castelo, seguem inabitadas.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Tudo foi pensado com muito ambição e ousadia em 2014. Além das 732 casas na formas de mini castelos, de arquitetura idêntica, haveria shopping, spa, um parque aquático, cafés e outros atrativos. 

Continua depois da publicidade

Leia Também

• Ferrovia histórica e abandonada pode receber trem e VLT no litoral de SP; entenda

Crédito: Esin Deniz/Pexels

Continua depois da publicidade

A arquitetura, aliás, seguia os padrões do châteaux europeu, custavam entre 370 mil e 530 mil dólares em um investimento total foi de 200 milhões. É muito dinheiro. Mas o que houve?

Fracasso

Em 2018 as vendas antecipadas para se morar do local caíram vertiginosamente, não haviam mais interessados nas compras e todo o valor investido não chegou nem perto de ser recuperado. Embora houvessem planos ousados para vender partes da vila e, com uma quantidade de moradores ainda torná-la funcional, isso também não aconteceu.

As poucas pessoas que chegaram a pagar valores antecipados foram ressarcidas e, em 2022, sem ninguém para habitar o vilarejo, ele se tornou uma cidade fantasma, com mais de 90% das casas (mini castelos) não concluídas conforme o projeto inicial.

Continua depois da publicidade

O que era um cenário de contos de fadas hoje não passa de um amontoado de pequenos castelos de torres pontiagudas em meio ao horizonte esperando, talvez, que o tempo destrua tudo.

Mais Sugestões

Conteúdos Recomendados

©2025 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software