Diário Mais

Conheça a espécie humana que já está geneticamente pronta para viver debaixo d'água

Capazes de mergulhar por até 13 minutos, estes asiáticos chamam a atenção da ciência por sua incrível adaptação evolutiva

Agência Diário

Publicado em 14/10/2025 às 14:49

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

Uma descoberta científica explica como um grupo do Sudeste Asiático desenvolveu o corpo perfeito para viver sob as ondas / BastianKyle/Wikimedia Commons

Continua depois da publicidade

Nas águas cristalinas do Sudeste Asiático, vive um povo cuja vida acontece quase inteiramente sobre o mar. O grupo indígena Sama Bajau Laut, conhecido como “Povo do Mar”, está presente nas Filipinas, na Malásia e na Indonésia, e carrega uma das relações mais íntimas com o oceano que se conhece.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Suas casas são barcos de madeira que servem de lar, transporte e ponto de partida para a pesca. 

Continua depois da publicidade

Leia Também

• Profecia alarmante de Stephen Hawking sobre o fim da raça humana já é realidade

• Ave sagrada de povo indígena, extinta há 125 anos, ressurge e surpreende cientistas

• Pesquisadores encontram peixe com dentes humanos temido por atacar testículos

Essa tradição faz com que os Bajau levem uma vida nômade, movendo-se conforme as condições do mar. Em algumas regiões, também constroem palafitas sobre águas rasas, criando vilas flutuantes únicas no mundo.

A pesca livre é o centro da sobrevivência e da cultura Bajau. Eles mergulham sem equipamentos modernos, apenas com o fôlego e as técnicas passadas de geração em geração — e é aí que o corpo deles mostra algo extraordinário.

Continua depois da publicidade

E mais curiosidades: Descubra o único país do mundo capaz de produzir tudo que seu povo precisa comer.

O baço que surpreendeu os cientistas

Pesquisadores da Universidade de Copenhague, na Dinamarca, descobriram que o segredo por trás da habilidade dos Bajau está no tamanho do baço — o órgão responsável por armazenar glóbulos vermelhos ricos em oxigênio.

O estudo mostrou que o baço dos Bajau é 50% maior que o normal, o que permite ao corpo liberar mais oxigênio durante mergulhos profundos. 

Continua depois da publicidade

É essa característica que faz com que consigam ficar até 13 minutos submersos e descer cerca de 60 metros sem aparelhos de respiração.

Para confirmar o resultado, os cientistas compararam os Bajau com o povo Saluan, que vive em terra firme e não mergulha com frequência. 

Segundo a revista National Geographic, a pesquisa foi inspirada em estudos anteriores com focas — animais conhecidos por sua impressionante capacidade de mergulho e estrutura corporal semelhante.

Continua depois da publicidade

Evolução em tempo real

A explicação para o “superpoder” dos Bajau está na evolução natural. Charles Darwin já havia descrito que indivíduos com características favoráveis ao ambiente em que vivem têm mais chances de sobreviver e repassar essas vantagens a seus descendentes.

Depois de séculos vivendo no mar, os Bajau desenvolveram adaptações físicas que os tornam mais aptos à vida aquática. O que parece uma habilidade mágica é, na verdade, uma prova viva de como o ser humano é capaz de se adaptar de acordo com o clima

TAGS :

Mais Sugestões

Conteúdos Recomendados

©2025 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software