13 de Setembro de 2024 • 12:57
No Brasil, o Dia dos Pais é sempre comemorado no 2º domingo de agosto / Foto de Nappy/Pexels
O que se sabe na história sobre a origem do Dia dos Pais começa nos Estados Unidos.
William Jackson Smart era um agricultor e ex-combatente de guerra que criou os seis filhos sozinho, após o falecimento de sua esposa durante o parto de um deles.
Sua filha, Sonora Louise Smart Dodd, ouviu, em 1909, uma espécie de sermão sobre o Dia das Mães e ficou imaginando uma maneira de homenagear seu pai por todo o esforço e dedicação em cuidar dela e de seus irmãos sozinho.
Para que isso ocorresse ela precisava de força política e contou com a ajuda de centenas de jovens cristãos. Juntos, eles enviaram uma petição para a criação do Dia dos Pais à Associação Ministerial de Spokane, situada no Condado de Spokane, em Washington.
O 1º Dia dos Pais, então, ocorreu no ano seguinte, em 19 de junho de 1910, data do aniversário de Smart. E, em 1924, ganhou o cenário nacional americano. Porém, apenas em 1966 ele ganhou como data oficial para comemoração o 3º domingo de junho.
Em nosso país a comemoração pelo Dia dos Pais surgiu em 1953, através de uma ideia do publicitário Sylvio Bhering, que estudava uma forma de movimentar o comércio no início do 2º semestre.
Como era diretor de um grande jornal, Bhering marcou o 2º domingo daquele agosto, que seria dia 16, como o "Dia do Papai". A data era a mesma do Dia de São Joaquim, pai de Maria e o avô de Jesus Cristo.
Não demorou muito para a celebração se espalhar por todo o Brasil e ser oficializada, até os dias atuais, como no 2º domingo de agosto.
Diário Mais
Quase 11 mil brasileiros mudaram nome em cartório após permissão
Após autorização do cartório, mãe registra filha com nome inédito no Brasil
Lei Federal permite a alteração de nome direto em Cartório após os 18 anos
Cotidiano
Processo seletivo é voltado para diferentes setores
Cotidiano
Município está disponibilizando 200 vagas