04 de Outubro de 2024 • 15:36
No Brasil, o Dia dos Pais é sempre comemorado no 2º domingo de agosto / Foto de Nappy/Pexels
O que se sabe na história sobre a origem do Dia dos Pais começa nos Estados Unidos.
William Jackson Smart era um agricultor e ex-combatente de guerra que criou os seis filhos sozinho, após o falecimento de sua esposa durante o parto de um deles.
Sua filha, Sonora Louise Smart Dodd, ouviu, em 1909, uma espécie de sermão sobre o Dia das Mães e ficou imaginando uma maneira de homenagear seu pai por todo o esforço e dedicação em cuidar dela e de seus irmãos sozinho.
Para que isso ocorresse ela precisava de força política e contou com a ajuda de centenas de jovens cristãos. Juntos, eles enviaram uma petição para a criação do Dia dos Pais à Associação Ministerial de Spokane, situada no Condado de Spokane, em Washington.
O 1º Dia dos Pais, então, ocorreu no ano seguinte, em 19 de junho de 1910, data do aniversário de Smart. E, em 1924, ganhou o cenário nacional americano. Porém, apenas em 1966 ele ganhou como data oficial para comemoração o 3º domingo de junho.
Em nosso país a comemoração pelo Dia dos Pais surgiu em 1953, através de uma ideia do publicitário Sylvio Bhering, que estudava uma forma de movimentar o comércio no início do 2º semestre.
Como era diretor de um grande jornal, Bhering marcou o 2º domingo daquele agosto, que seria dia 16, como o "Dia do Papai". A data era a mesma do Dia de São Joaquim, pai de Maria e o avô de Jesus Cristo.
Não demorou muito para a celebração se espalhar por todo o Brasil e ser oficializada, até os dias atuais, como no 2º domingo de agosto.
Cotidiano
Empresa ainda oferta a possibilidade de trabalho no modelo híbrido
Cotidiano
O prêmio é de R$ 1.700.000,00