Diário Mais

Conheça 6 pontos para praticar afroturismo no litoral e interior de SP

O material traz roteiros e espaços histórico-culturais de cidades do interior e litoral de São Paulo

Ana Clara Durazzo

Publicado em 22/08/2024 às 09:47

Atualizado em 22/08/2024 às 11:14

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

O Quilombo da Fazenda oferece oficinas de artesanato, culinária, construção de casas de pau a pique, trilhas interpretativas e travessia na Trilha de Servidão / Reprodução/ Facebook Quilombo da Fazenda

Continua depois da publicidade

A Secretaria de Turismo e Viagens de São Paulo (Setur-SP) lançou o Afroturismo SP, que reúne passeios ligados à cultura afro-brasileira no Estado.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

O material traz roteiros e espaços histórico-culturais de cidades do interior e litoral de São Paulo. 

Continua depois da publicidade

Os pontos são de interesse histórico, artístico, cultural e gastronômico que fortalecem a identidade cultural afrodescendente.

Conheça os pontos afroturísticos:

Litoral

-Caminhada Quilombos Históricos de Santos e Caminhada do Engenho

Continua depois da publicidade

Os visitantes percorrem locais onde ficavam três quilombos. É possível conhecer a relação dos abolicionistas com o Teatro Guarani, a Irmandade negra da Igreja do Rosário dos Homens Pretos e a situação dos negros escravizados do Casarão da Frontaria Azulejada.

 

-Quilombo da Fazenda
O local oferece oficinas de artesanato, culinária, construção de casas de pau a pique, trilhas interpretativas e travessia na Trilha de Servidão.

Continua depois da publicidade


Interior de SP

-Casa de Cultura Fazenda Roseira
Um casarão onde viviam membros da Comunidade Jongo Dito Ribeiro e outros movimentos sociais e religiosos de matrizes africanas no final do século 19.
São praticadas agricultura, culinária quilombola, oficinas de turbante, jogos afro-brasileiros, dança afro, contação de histórias e outras atividades.

 

-Quilombo Cafundó (Salto de Pirapora)
No local é realizado o itinerário cultural Quilombo Território de Saberes, que é um percurso de turismo pedagógico com base comunitária. No território é mantida até hoje a linguagem ancestral Cupópia, que mistura as línguas Quimbundo, Quicongo e Umbundo.

Continua depois da publicidade

 

-Ivaporunduva
Considerada a mais antiga das comunidades do Vale do Ribeira, a capela da Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos fica no centro da vila da comunidade.

 

Continua depois da publicidade

-Rota da Liberdade
Roteiros afrocentrados por Taubaté, Salto de Pirapora, Pindamonhangaba e Ubatuba com experiências que abrangem gastronomia, história e cultura afro-brasileira, atendendo escolas, grupos e empresas.

 

Mais Sugestões

Conteúdos Recomendados

©2025 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software