Segundo dados do Banco do Brasil, o estado que mais vai crescer na região é São Paulo / Pexels
Continua depois da publicidade
Segundo dados da Resenha Económica Regional do Banco do Brasil, os estados brasileiros com maior índice de crescimento do PIB em 2025 são o Mato Grosso, Rio Grande do Sul, Mato Grosso, seguido pelos MATOPIBA (Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia).
Todos os 27 estados brasileiros se encaminham para um índice de crescimento positivo, com apenas sete se destacando abaixo da média nacional de 2%.
Continua depois da publicidade
A região Centro-oeste tem dois estados entre os três que mais devem crescer em 2025. A agricultura tem estimativa de produção de safra-recorde com até 322,25 milhões de toneladas.
Apesar da região ter sofrido os impactos do El Niño, a recuperação das safras é esperada para 2025.
Continua depois da publicidade
O Banco do Brasil também espera aumento nas trocas comerciais entre Brasil e China, devido a escaladas na guerra comercial com os Estados Unidos, que pode aumentar a demanda por produtos brasileiros.
Além disso, a conclusão do acordo entre o Mercosul e a União Europeia também deve alavancar as exportações no país.
No Norte, o Pará está em terceiro lugar de crescimento esperado para 2025.
Continua depois da publicidade
O estado se consolida na exploração da Bioeconomia amazónica, com cadeias produtivas focadas em serviços ecossistêmicos, no crédito de carbono e no crescimento das suas vocações naturais.
O crescimento do PIB nacional deve se concentrar na agropecuária, com crescimento estimado de 5,3%. Já o setor de serviços tem parcela esperada de 1,7% no crescimento.
No Sudeste, a média de crescimento ficou em torno de 1,8%, abaixo da projeção nacional.
Segundo dados do Banco do Brasil, o estado que mais vai crescer na região é São Paulo.
Continua depois da publicidade
O Piauí lidera na região Nordeste, com crescimento esperado de 3,1%.
A maior parcela de crescimento será na indústria, com 5,6%, acelerada pelas iniciativas do Novo Programa de Aceleração do Crescimento do governo federal.