Diário Mais

Confira os estados brasileiros que mais vão crescer em 2025; veja lista

Todos os 27 estados brasileiros se encaminham para um índice de crescimento positivo

Ana Clara Durazzo

Publicado em 06/02/2025 às 11:38

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

Segundo dados do Banco do Brasil, o estado que mais vai crescer na região é São Paulo / Pexels

Continua depois da publicidade

Segundo dados da Resenha Económica Regional do Banco do Brasil, os estados brasileiros com maior índice de crescimento do PIB em 2025 são o Mato Grosso, Rio Grande do Sul, Mato Grosso, seguido pelos MATOPIBA (Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia).

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Todos os 27 estados brasileiros se encaminham para um índice de crescimento positivo, com apenas sete se destacando abaixo da média nacional de 2%.

Continua depois da publicidade

Leia Também

• Relembre a história da família responsável pelo crescimento do litoral de SP

• Economista projeta crescimento econômico consistente para o Brasil nos próximos anos

• Projeção aponta que Nordeste deve puxar crescimento do Brasil até 2033

Centro-Oeste

A região Centro-oeste tem dois estados entre os três que mais devem crescer em 2025. A agricultura tem estimativa de produção de safra-recorde com até 322,25 milhões de toneladas.

Apesar da região ter sofrido os impactos do El Niño, a recuperação das safras é esperada para 2025.

Continua depois da publicidade

O Banco do Brasil também espera aumento nas trocas comerciais entre Brasil e China, devido a escaladas na guerra comercial com os Estados Unidos, que pode aumentar a demanda por produtos brasileiros.

Além disso, a conclusão do acordo entre o Mercosul e a União Europeia também deve alavancar as exportações no país.

Norte

No Norte, o Pará está em terceiro lugar de crescimento esperado para 2025.

Continua depois da publicidade

O estado se consolida na exploração da Bioeconomia amazónica, com cadeias produtivas focadas em serviços ecossistêmicos, no crédito de carbono e no crescimento das suas vocações naturais.

O crescimento do PIB nacional deve se concentrar na agropecuária, com crescimento estimado de 5,3%. Já o setor de serviços tem parcela esperada de 1,7% no crescimento.

Sudeste

No Sudeste, a média de crescimento ficou em torno de 1,8%, abaixo da projeção nacional. 
Segundo dados do Banco do Brasil, o estado que mais vai crescer na região é São Paulo.

Continua depois da publicidade

Nordeste

O Piauí lidera na região Nordeste, com crescimento esperado de 3,1%. 

A maior parcela de crescimento será na indústria, com 5,6%, acelerada pelas iniciativas do Novo Programa de Aceleração do Crescimento do governo federal.

Mais Sugestões

Conteúdos Recomendados

©2025 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software