Não existe um único jeito de fazer, muito menos um único motivo / Freepik
Continua depois da publicidade
Na convivência com os humanos, os cães desenvolveram um repertório quase exclusivo de comunicação: olhares, expressões faciais, movimentos de cauda, postura corporal e, claro, o uso das patas.
Há uma diferença grande entre quando um cão treinado “dá a pata” sob comando e quando ele faz isso espontaneamente. Para nós, pode parecer a mesma coisa, mas para os animais são comportamentos completamente distintos e reveladores. O gesto espontâneo mostra como o cão tenta interagir, pedir algo ou expressar emoções.
Continua depois da publicidade
Quem vive com um cachorro sabe que a pata é quase uma linguagem própria. Alguns apoiam a pata no braço do tutor, outros dão leves toques na perna, empurram suavemente ou até arranham de forma insistente para chamar atenção.
Não existe um único jeito de fazer, muito menos um único motivo. Mas existe sempre uma intenção comunicativa.
Continua depois da publicidade
Os cães não movem as patas por acaso. Eles usam esse gesto para dizer aquilo que não conseguem expressar com palavras.
Veja também que os cães refletem os traços de personalidade e hábitos de seus tutores, segundo aponta um estudo.
Na raiz desse comportamento está um instinto de sobrevivência. Logo após o nascimento, os filhotes pressionam o ventre da mãe com as patas para estimular a descida do leite. Com o tempo, esse ato automático se transforma em aprendizado social: o cão percebe que, ao usar a pata, algo acontece e alguém responde.
Continua depois da publicidade
Por isso, muitos passaram a usar a pata para pedir comida, chamar atenção ou demonstrar carinho. Mas limitar o gesto apenas a uma demanda seria simplificar demais. No “dicionário corporal” dos cães, a pata também expressa emoções complexas, como ansiedade, insegurança e até ternura.
Conheça também essas duas praias do litoral de SP que tem leis que permitem cães na orla.
Especialistas em comportamento animal explicam que colocar a pata sobre alguém não é um tique aleatório, mas um traço profundo da comunicação canina. Sem mãos, os cães recorrem a todo o corpo para se expressar: olhos, orelhas, postura, cauda e as patas.
Continua depois da publicidade
Usar a pata é uma maneira de iniciar contato, estabelecer vínculo ou pedir algo.
Na prática, muitas vezes funciona como uma solicitação. O cão pode apoiar a pata no braço do tutor para pedir atenção, brincar, sair para passear ou apenas buscar proximidade.
Geralmente, o gesto vem acompanhado de outras pistas: olhar fixo, cauda abanando, mudança de postura ou aproximação do corpo.
Continua depois da publicidade