Diário Mais

Como uma loucura transformou uma fazenda em um verdadeiro império da jabuticaba no Brasil

Fazenda localizada na região Centro-Oeste produz mais de 420 toneladas por ano e recebe 30 mil turistas na temporada da fruta

Agência Diário

Publicado em 27/10/2025 às 12:18

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail
Maior jabuticabal: A Fazenda Jabuticabal possui mais de 42 mil pés da fruta / Fotos: Reprodução/YouTube
Maior jabuticabal: A Fazenda Jabuticabal possui mais de 42 mil pés da fruta / Fotos: Reprodução/YouTube
A história toda começou em 1947, quando o fazendeiro Antônio Batista da Silva decidiu investir em 7 mil pés de jabuticaba
A história toda começou em 1947, quando o fazendeiro Antônio Batista da Silva decidiu investir em 7 mil pés de jabuticaba
A decisão não pegou muito bem na época, conta Paulo Antônio Batista, filho do fazendeiro
A decisão não pegou muito bem na época, conta Paulo Antônio Batista, filho do fazendeiro
Mas o faro de Bastista da Silva logo se mostrou correto
Mas o faro de Bastista da Silva logo se mostrou correto
Nos dias de hoje a fazenda expandiu, ampliou a atuação no mercado e se tornou agroindústria
Nos dias de hoje a fazenda expandiu, ampliou a atuação no mercado e se tornou agroindústria

O jabuticabal começou com uma proposta ousada do fazendeiro / Reprodução/YouTube

Continua depois da publicidade

Jabuticaba é ótima para a saúde, por ser rica em antioxidante, vitaminas e minerais. E quando falamos da produção nacional, uma cidade supera todas as outras, com mais de 420 toneladas por ano.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Estamos falando de Hidrolândia, no estado de Goiás. A cidade, com apenas 27 mil habitantes, abriga a Fazenda Jabuticabal, reconhecida como a maior plantação da fruta no país pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa).

Continua depois da publicidade

Leia Também

• Com produção anual de 1.749 toneladas, Capital da Jabuticaba busca reconhecimento mundial

• Investigação brasileira comprova efeito das sementes de jabuticaba no corpo humano

• Com 42 mil árvores, fazenda brasileira tem o maior pomar de jabuticabas do mundo

Aepsar disso, a cidade não é considerada a Capital da Jabuticaba, Conheça a cidade que detém este título.

Maior jabuticabal

A Fazenda Jabuticabal possui mais de 42 mil pés da fruta, e é responsável pela imensa produção do município. A história toda começou em 1947, quando o fazendeiro Antônio Batista da Silva decidiu investir em 7 mil pés de jabuticaba.

Continua depois da publicidade

A decisão não pegou muito bem na época, conta Paulo Antônio Batista, filho do fazendeiro, para o portal Gazeta do Povo. Mas o faro de Bastista da Silva logo se mostrou correto:

“Meu pai comprava frutas e as revendia na cidade. Uma vez, comprou oito caixas de jabuticaba e, com o lucro que teve na venda, comprou até uma vaca. Então, resolveu investir na produção própria de jabuticaba. Na época, ele foi até taxado de louco”.

Produtos da jabuticaba

Nos dias de hoje a fazenda expandiu, ampliou a atuação no mercado e se tornou agroindústria. Além da fruta in natura, a fazenda também produz geleias, licores, sucos e vinho de jabuticaba.

Continua depois da publicidade

A qualidade dos produtos é reconhecida nacionalmente e eles são até exportados; são mais de 20 mil garrafas de fermentados de jabuticaba produzidos todos os anos.

A fama é tanta que o lugar se tornou polo de turismo rural, e recebe cerca de 30 mil pessoas entre setembro e novembro, época da fruta.

Vale lembrar que uma investigação brasileira comprovou o efeito das sementes de jabuticaba no corpo humano.

Continua depois da publicidade

Jabuticaba de Hidrolândia

Além da fazenda, a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater) registrou 128 outros pomares em Hidrolândia, que vão desde pequenas propriedades até grandes plantações com 40 mil pés.

Além do valor de produção e venda, a jabuticaba hidrolandense também movimenta a economia por meio do turismo, e a pasta do município acredita que até o final da temporada o turismo da jabuticaba deve movimentar R$ 50 milhões.

Em 2017 o Brasil produziu mais de 3,7 mil toneladas da fruta, apontam dados do IBGE. Goiás liderou a produção, e muito graças aos grandes plantios de Hidrolândia.

Continua depois da publicidade

Mais Sugestões

Conteúdos Recomendados

©2025 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software