O jabuticabal começou com uma proposta ousada do fazendeiro / Reprodução/YouTube
Continua depois da publicidade
Jabuticaba é ótima para a saúde, por ser rica em antioxidante, vitaminas e minerais. E quando falamos da produção nacional, uma cidade supera todas as outras, com mais de 420 toneladas por ano.
Estamos falando de Hidrolândia, no estado de Goiás. A cidade, com apenas 27 mil habitantes, abriga a Fazenda Jabuticabal, reconhecida como a maior plantação da fruta no país pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa).
Continua depois da publicidade
Aepsar disso, a cidade não é considerada a Capital da Jabuticaba, Conheça a cidade que detém este título.
A Fazenda Jabuticabal possui mais de 42 mil pés da fruta, e é responsável pela imensa produção do município. A história toda começou em 1947, quando o fazendeiro Antônio Batista da Silva decidiu investir em 7 mil pés de jabuticaba.
Continua depois da publicidade
A decisão não pegou muito bem na época, conta Paulo Antônio Batista, filho do fazendeiro, para o portal Gazeta do Povo. Mas o faro de Bastista da Silva logo se mostrou correto:
“Meu pai comprava frutas e as revendia na cidade. Uma vez, comprou oito caixas de jabuticaba e, com o lucro que teve na venda, comprou até uma vaca. Então, resolveu investir na produção própria de jabuticaba. Na época, ele foi até taxado de louco”.
Nos dias de hoje a fazenda expandiu, ampliou a atuação no mercado e se tornou agroindústria. Além da fruta in natura, a fazenda também produz geleias, licores, sucos e vinho de jabuticaba.
Continua depois da publicidade
A qualidade dos produtos é reconhecida nacionalmente e eles são até exportados; são mais de 20 mil garrafas de fermentados de jabuticaba produzidos todos os anos.
A fama é tanta que o lugar se tornou polo de turismo rural, e recebe cerca de 30 mil pessoas entre setembro e novembro, época da fruta.
Vale lembrar que uma investigação brasileira comprovou o efeito das sementes de jabuticaba no corpo humano.
Continua depois da publicidade
Além da fazenda, a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater) registrou 128 outros pomares em Hidrolândia, que vão desde pequenas propriedades até grandes plantações com 40 mil pés.
Além do valor de produção e venda, a jabuticaba hidrolandense também movimenta a economia por meio do turismo, e a pasta do município acredita que até o final da temporada o turismo da jabuticaba deve movimentar R$ 50 milhões.
Em 2017 o Brasil produziu mais de 3,7 mil toneladas da fruta, apontam dados do IBGE. Goiás liderou a produção, e muito graças aos grandes plantios de Hidrolândia.
Continua depois da publicidade