Diário Mais

Como podar corretamente uma pereira para obter uma colheita farta: dicas de jardineiros

Especialista explica que a poda adequada da pereira não apenas aumenta a produção, mas também melhora a circulação do ar e a penetração da luz na copa da árvore

Giovanna Camiotto

Publicado em 30/09/2025 às 13:13

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

Para que a pereira dê uma colheita abundante de frutos de alta qualidade, é muito importante podá-la corretamente / Freepik

Continua depois da publicidade

A pera é um dos frutos mais doces e suculentos que existem. Ideais para bebês e até para idosos, elas podem ser consumidas frescas, em conservas ou usadas em diversas receitas. Mas, para que a pereira dê uma colheita abundante de frutos de alta qualidade, é muito importante podá-la corretamente.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

A especialista Martha Stewart explica que a poda adequada da pereira não apenas aumenta a produção, mas também melhora a circulação do ar e a penetração da luz na copa da árvore.

Continua depois da publicidade

Leia Também

• Médico recomenda 'nova' fruta para consumo diário: 'ela tem as vitaminas que precisamos'

• O suco mais saudável do mundo contém mais vitaminas do que uma fruta crua

• Pequena fruta consumida no café da manhã é aliada poderosa da saúde do intestino

Quando podar a pereira

Para preservar a saúde e a longevidade da árvore, os galhos secos e doentes podem ser podados a qualquer momento. Nos outros casos, recomenda-se esperar para podar até o fim do inverno ou o início da primavera.

Já Cathy Brins, outra especialista em pereiras, recomenda a poda completa durante o período de dormência, que normalmente vai do fim do inverno ao início da primavera. “Depois que passar a parte mais fria do inverno, mas antes do surgimento dos botões”, diz.

Continua depois da publicidade

Nesse período, as árvores estão em repouso, o que reduz o estresse da poda e permite que concentrem energia na regeneração.

Conheça também o ouro negro que poucos conhecem: a fruta que estimula o colágeno e fortalece os ossos.

Como podar corretamente uma pereira

Principais pontos a considerar ao podar pereiras para um crescimento ideal:

Continua depois da publicidade

  • Líder central – é o tronco central da árvore, que cresce verticalmente e fornece a estrutura para seus galhos. Ele também serve de base para a árvore.
  • Galhos de sustentação – são os principais, estruturais e de apoio, que formam a armação da árvore.
  • Galhos que se cruzam – são os que crescem uns sobre os outros ou se cruzam, o que pode causar atrito e danificar a casca, criando a possibilidade de pragas e doenças. Esses galhos também podem impedir que a luz solar penetre na copa.
  • Galhos mortos e doentes – galhos com estrutura frágil, que quebram facilmente, podem não ter folhas, apresentar casca descolorida, buracos ou danos, e mostrar sinais de fungos.

Levando esses pontos em conta, é importante formar um líder central forte e garantir espaçamento adequado entre os galhos de sustentação. Uma vez estabelecida a árvore, não se esqueça de remover todos os galhos mortos, doentes ou cruzados. Isso ajudará a mantê-la em condições ideais.

Como podar uma pereira jovem

Para que a pereira desenvolva uma estrutura forte com galhos proporcionais, é importante começar a podar cedo.

“A melhor coisa que você pode fazer ao podar uma pereira é começar cedo e desenvolver uma boa estrutura de galhos fortes”, diz o jardineiro certificado David Freed.

Continua depois da publicidade

O objetivo principal da poda de uma pereira jovem é criar uma estrutura saudável que sustente a frutificação futura.

“Os cuidados que você oferece à pereira nos primeiros anos terão impacto de longo prazo, já que as pereiras podem viver de 100 a 200 anos”, observa Freed.

Não se esqueça: as pereiras jovens devem ser podadas de forma leve nos primeiros três anos de crescimento.

Continua depois da publicidade

Conheça também a fruta que queima gordura até dormindo e os efeitos foram comprovados por médicos.

Instruções passo a passo:

  • Defina o líder central – o galho vertical mais forte, que será o líder. A meta é criar uma forma piramidal, com esse galho central como ponto mais alto da árvore. Remova todos os brotos concorrentes para que o líder cresça livremente.
  • Escolha os galhos de sustentação – de três a cinco galhos fortes, que se espalhem para os lados e formem a estrutura da árvore. Remova galhos ao redor que concorram com os escolhidos ou atrapalhem seu desenvolvimento.
  • Por fim - Remova galhos mortos, doentes, danificados ou cruzados.

Como podar uma pereira adulta

Depois de estabelecer um líder central forte e selecionar os melhores galhos de sustentação, sua próxima tarefa é manter a forma da árvore à medida que envelhece. Como podar:

  • As “4D” – Para podar uma pereira adulta, Brins recomenda começar com as quatro “D”: remover galhos mortos (dead), danificados (damaged), doentes (diseased) ou deformados (deformed), além dos que se cruzam, crescem para dentro ou são muito verticais.
  • Avalie a estrutura da árvore – concentre-se em manter uma copa aberta e equilibrada, preservando os galhos de sustentação mais fortes e bem posicionados, e eliminando os excessos. O ideal é que esses galhos principais se ramifiquem do tronco central em ângulos de 45 a 60 graus, permitindo boa ventilação e sustentando frutos pesados.
  • Desbaste a árvore – finalize o trabalho removendo áreas muito densas e brotos verticais que crescem de gemas dormentes. Evite retirar mais de 25% da copa em uma única estação, para não causar estresse excessivo.

Mais Sugestões

Conteúdos Recomendados

©2025 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software