Pedrinhas Paulista abriga réplica brasileira do Coliseu / Reprodução/ Governo do Estado de São Paulo
Continua depois da publicidade
A cidade mais italiana de São Paulo fica a cerca de 480 quilômetros da capital paulista e é capaz de transportar os visitantes para um verdadeiro cenário europeu.
Conhecida como “Roma Brasileira”, Pedrinhas Paulista é um destino encantador para quem deseja conhecer um pedacinho da Itália sem sair do Brasil.
Continua depois da publicidade
Fundado por imigrantes italianos em 1952, o município abriga pouco mais de 3 mil habitantes e conta com traços marcantes da cultura europeia — incluindo aulas de italiano na grade curricular do ensino fundamental e uma réplica do Coliseu, que funciona como arena de eventos.
Originalmente composta por 28 famílias vindas de diversas regiões da Itália — como Sicília, Calábria, Lácio, Vêneto, Abruzzo, Piemonte e Lombardia —, Pedrinhas Paulista surgiu às margens do rio Paranapanema, na divisa com o Paraná. Hoje, sua principal atividade econômica é a agricultura, com destaque para o cultivo de soja e milho.
Continua depois da publicidade
Confira quais sãos os sobrenomes queridinhos da Itália na hora de pedir cidadania. Saiba mais.
Como se sentir um verdadeiro italiano
Com forte influência da arquitetura europeia, a cidade oferece pontos turísticos que celebram suas raízes italianas. Um dos destaques é o Memorial ao Imigrante Italiano, com monumentos e estátuas de guerreiros romanos, além da charmosa Igreja Matriz de São Donato.
Continua depois da publicidade
Outros locais imperdíveis incluem a réplica do Coliseu, usada para eventos culturais, e a Chácara Azzurra, que reúne vinícola, museu, degustação de vinhos e licores, além de contar a história da colonização local.
Para os amantes de história, o Centro Cultural preserva a memória da cidade, com o Museu dos Pioneiros, um salão de exposições e o Arquivo Histórico Municipal.
Outro atrativo é o Cine Teatro Municipal, fundado por italianos e brasileiros na década de 1950. O prédio, em estilo greco-romano, é palco de eventos municipais e recebe atrações do Circuito Cultural Paulista.
Continua depois da publicidade
Para quem prefere o contato com a natureza, o Bosque Municipal oferece 6.682 metros quadrados de área verde, ideal para piqueniques, caminhadas e momentos de lazer com a família. O local também conta com um playground para crianças.
Pedrinhas Paulista pode ser acessada de carro a partir da capital pelas rodovias Castello Branco (SP-280), João Baptista Cabral Rennó (SP-225), Raposo Tavares (SP-270), entre outras.
A viagem leva cerca de cinco horas. Para quem prefere transporte público, há ônibus até Assis ou Marília, com opção de táxi até o destino. Também é possível voar até Londrina (PR) e, de lá, seguir cerca de 100 km de carro até a cidade.
Continua depois da publicidade
O Diário já contou sobre município serrano conhecido como 'Cidade Verde'. Veja detalhes.