Diário Mais
Localizada a cerca de 185 quilômetros da capital paulista, a cidade une o clima frio e a altitude elevada, características ideais para o cultivo de uvas, com uma rica produção de vinhos
São Bento tem sido carinhosamente apelidada de "Toscana Brasileira" / Divulgação/Facebook
Continua depois da publicidade
No interior de São Paulo, cercada pelas montanhas da Serra da Mantiqueira, está São Bento do Sapucaí, uma cidade charmosa que vem se destacando como um verdadeiro polo de enoturismo e gastronomia no Brasil.
Localizada a cerca de 185 quilômetros da capital paulista, São Bento une o clima frio e a altitude elevada, características ideais para o cultivo de uvas, com uma rica produção de vinhos, queijos, azeites e cervejas artesanais.
Continua depois da publicidade
Por essa combinação de sabores, aromas e paisagens, a cidade tem sido carinhosamente apelidada de “Toscana Brasileira”.
Com seu relevo montanhoso e temperaturas mais baixas ao longo do ano, o município oferece as condições perfeitas para a produção dos chamados “vinhos de inverno”, elaborados a partir de colheitas fora da safra tradicional.
Continua depois da publicidade
Um dos maiores destaques nesse setor é a Vinícola Villa Santa Maria, que ocupa uma área de 90 hectares e cultiva mais de 70 mil parreiras.
Dica do editor: Sem prédios e semáforos, cidade do interior de SP é repleta de natureza e aventuras.
Anualmente, o local atrai cerca de 55 mil visitantes, que buscam não apenas degustar rótulos premiados, mas também vivenciar a rotina dos vinhedos, conhecer o processo de vinificação e aproveitar a vista deslumbrante da serra.
Continua depois da publicidade
Além do vinho, outro tesouro local que conquista os turistas é o azeite artesanal. São Bento abriga a Oliq, uma das mais respeitadas produtoras de azeite do Brasil. A empresa cultiva mais de 10 mil pés de oliveiras de diferentes variedades e oferece visitas guiadas por suas plantações e equipamentos.
Por R$ 59, os visitantes participam de uma experiência completa que inclui a explicação detalhada sobre o processo de extração do azeite e, claro, uma saborosa degustação. O passeio transforma o conhecimento em prazer gastronômico.
Mas não é só pela culinária que São Bento de Sapucaí se tornou um destino tão procurado. Um dos principais cartões-postais da cidade é a Pedra do Baú, um colosso de pedra com 1.950 metros de altitude, que oferece uma das vistas mais impressionantes da Serra da Mantiqueira.
Continua depois da publicidade
Parte do Monumento Natural Pedra do Baú, que cobre 3.100 hectares, o local é um paraíso para amantes da natureza e da aventura.
Para chegar ao topo da pedra, é preciso enfrentar uma trilha de 4 km, que inclui trechos íngremes e mais de 600 degraus de via ferrata, proporcionando uma dose extra de emoção para quem encara o desafio.