Diário Mais

Com 30% da produção estadual, cidade se consolida como referência do vinho paulista

Com raízes profundas na imigração italiana, que teve início na região no final do século XIX, a cidade desenvolveu uma forte vocação para a fruticultura e a vinicultura

Fábio Rocha

Publicado em 20/07/2025 às 11:20

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

Além de exaltar a qualidade das uvas e vinhos locais, a festa preserva as tradições típicas italianas / Divulgação

Continua depois da publicidade

Localizada a menos de 60 quilômetros da capital paulista, Jundiaí se destaca não apenas como a conhecida “Terra da Uva”, mas também como um dos mais importantes polos vitivinícolas do estado de São Paulo. 

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

A cidade responde por cerca de 30% da produção de vinhos paulistas, consolidando seu papel estratégico no setor agrícola e enogastronômico do estado.

Continua depois da publicidade

Leia Também

• A 'Cidade das Rosas', em São Paulo, é perfeita para visitação e fica próxima da capital

• Com clima frio, cidade oferece um cenário perfeito para o cultivo de uvas

• São Paulo é a terceira cidade mais inteligente e conectada do Brasil

Com raízes profundas na imigração italiana, que teve início na região no final do século XIX, Jundiaí desenvolveu uma forte vocação para a fruticultura e a vinicultura. 

As famílias italianas trouxeram seu conhecimento agrícola, principalmente na produção de uvas, e ajudaram a moldar a economia e a cultura local que perduram até hoje.

Continua depois da publicidade

Um dos principais símbolos dessa tradição é a Festa da Uva e Expo Vinho de Jundiaí, realizada desde 1934. O evento celebra a colheita e a qualidade das uvas cultivadas na região, além de promover os vinhos locais que têm ganhado cada vez mais reconhecimento no mercado nacional. 

Dica do editor: Com mais de 50 mil empresas, cidade do interior tem o 3º maior parque industrial do Brasil.

Com danças típicas, música, gastronomia e exposições, a festa também reforça o legado histórico e cultural da cidade.

Continua depois da publicidade

Além de sua importância econômica, a produção de vinhos em Jundiaí é marcada pela união entre técnicas tradicionais e inovações modernas, garantindo produtos de alta qualidade. 

Essa combinação tem atraído apreciadores e consumidores de diferentes regiões do Brasil, interessados tanto nos sabores quanto na história por trás de cada garrafa.

Um dos cartões-postais da cidade é o Parque da Uva, inaugurado em 1953, onde tradicionalmente ocorre a festa e outros eventos culturais ao longo do ano. 

Continua depois da publicidade

O espaço também é um ponto de encontro para quem deseja conhecer mais sobre a trajetória da cidade e sua íntima ligação com a agricultura e a produção de vinhos.

Com uma localização estratégica, próxima da capital, e um ambiente que equilibra tradição e modernidade, Jundiaí se afirma como referência na produção vitivinícola do estado.

Mais Sugestões

Conteúdos Recomendados

©2025 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software