Diário Mais
Tão marcante em sua estética quanto em seu gosto, o produto se tornou um símbolo regional tão forte que basta bater o olho em suas cores para reconhecê-lo
Refrigerante foi criado no Maranhão pelo farmacêutico Jesus Norberto Gomes / PxHere
Continua depois da publicidade
Um refrigerante com “cara de Brasil” conquistou o paladar e o coração dos brasileiros, especialmente no Nordeste, com sua cor-de-rosa vibrante, sabor adocicado e latinha decorada em tons de azul e rosa.
Tão marcante em sua estética quanto em seu gosto, o produto se tornou um símbolo regional tão forte que basta bater o olho em suas cores para reconhecê-lo. Seu nome? Guaraná Jesus.
Continua depois da publicidade
Criado no Maranhão pelo farmacêutico Jesus Norberto Gomes, o Guaraná Jesus nasceu da curiosidade e perseverança de um dos primeiros farmacêuticos do estado.
Depois de anos aprendendo fórmulas e receitas em seu ofício, Jesus conseguiu comprar sua própria farmácia, a tradicional Galvão, e começou a se aventurar na produção de refrigerantes.
Continua depois da publicidade
A primeira tentativa, no entanto, não teve o resultado esperado: a bebida ficou amarga demais. Mas, com persistência e várias experiências, Jesus conseguiu desenvolver uma fórmula que agradava ao gosto popular, dando origem a um guaraná com sabor único, doce e refrescante, que rapidamente caiu no gosto dos maranhenses.
O sucesso foi tanto que, em 1980, a família de Jesus vendeu a fórmula para a então Companhia Maranhense de Refrigerantes, que operava como franqueada da Coca-Cola na região. O refrigerante se tornava, assim, parte de uma estrutura maior, mas sem perder sua essência.
Continua depois da publicidade
Em 2001, a gigante multinacional Coca-Cola comprou os direitos de produção do Guaraná Jesus.
No contrato, ficou estabelecido que as características originais do produto, como o logotipo com o nome “Jesus”, a cor rosa e o sabor marcante, seriam preservadas, garantindo que a identidade do refrigerante não se perdesse com o tempo.
Para reforçar esse vínculo cultural com o Maranhão, a Coca-Cola promoveu em 2008 um concurso popular para escolher uma nova identidade visual do refrigerante.
Continua depois da publicidade
Os maranhenses votaram entre três opções de rótulos, e a escolhida foi uma arte inspirada nos tradicionais azulejos coloniais portugueses, característicos da arquitetura de São Luís, capital do estado.