Diário Mais
Pesquisa com mais de 11 mil cães mostra quais raças são recordistas em afeto e proximidade com os tutores
Bichón Maltês é o primeiro da lista dos cachorros mais carinhosos do mundo / Reprodução/DogLife
Continua depois da publicidade
Cachorros são conhecidos como os melhores amigos do homem, mas algumas raças se destacam quando o assunto é carinho, afeto e apego aos tutores.
Uma pesquisa inédita da Universidade de Helsinki, publicada em 2023 na revista iScience, analisou o comportamento de mais de 11 mil cães de cerca de 300 raças diferentes para entender quais são as mais ligadas emocionalmente aos donos.
Continua depois da publicidade
O levantamento apontou raças que não apenas buscam o colo, mas também demonstram constante proximidade, lealdade e sociabilidade. E o mais curioso: a 5ª posição do ranking surpreendeu os especialistas, já que envolve uma categoria de cães miniatura que divide opiniões.
Cachorro na cama: tendência comum pode ser prejudicial à saúde
Continua depois da publicidade
Confira abaixo o ranking dos cães mais carinhosos do mundo, segundo a ciência:
De tamanho pequeno e coração gigante, o Maltês aparece no topo da lista. É extremamente sociável, leal e adaptável, especialmente em apartamentos. Além disso, é indicado para pessoas alérgicas e adora estar grudado na família.
Apesar da aparência robusta e do histórico de cães fortes, os terriers de tipo bull conquistam pela doçura. São intensos no contato emocional, carinhosos e surpreendem com sua lealdade afetuosa.
Continua depois da publicidade
Originário do frio escandinavo, esse cão é famoso por sua sociabilidade, tanto com humanos quanto com outros animais. Carismático e empático, é considerado um dos mais “amorosos” do estudo.
Clássico entre os cães de família, o Golden não poderia faltar na lista. Gentil, dócil e equilibrado, é o retrato da lealdade. Além disso, adora nadar, brincar e se relacionar com pessoas.
Acariciar cães na rua tem um significado importante para a sua saúde emocional
Continua depois da publicidade
Aqui está a grande surpresa do estudo! Os famosos “cãezinhos de xícara de chá”, miniaturas de raças como Chihuahuas e Poodles, foram classificados entre os mais carinhosos.
Apesar do tamanho reduzido, esses pets demonstram grande necessidade de proximidade e afeto constante.
Conhecido como o cão mais inteligente do mundo, o Border Collie também aparece no ranking. Embora seja mais independente e focado, sua relação de confiança e obediência com os tutores se traduz em um afeto mais equilibrado e confiável.
Continua depois da publicidade
A canal Perito Animal, no YouTube, aumentou a lista para os 10 cachorros mais carinhosos do mundo:
Segundo os pesquisadores, o resultado mostra que o carinho não depende do porte ou da fama da raça, mas de características emocionais e comportamentais.
Em todos os casos, a convivência e o vínculo criado no dia a dia com o tutor fazem toda a diferença.
Continua depois da publicidade