O fungo que produz ouro é bastante comum no meio ambiente / Depositphotos/Mironovm
Continua depois da publicidade
Essa descoberta científica pode mudar a forma como se pensa hoje a extração de ouro. Pesquisadores descobriram que o fungo Fusarium oxysporum, comum em sua espécia, é capaz de produzir ouro puro a partir de compostos minerais. Isso possibilita que métodos mais sustentáveis e acessíveis para obter metal precioso pode ser pensado, sem a necessidade de agredir o meio ambiente.
O estudo da Commonwealth Scientific and Industrial Research Organisation (CSIRO) na Austrália, foi publicado em 2024 e chamou a atenção da comunidade científica de maneira instantânea.
Continua depois da publicidade
O Fusarium oxysporum, responsável por afetar plantações como tomateiros e bananeiras, demonstrou potencial promissor ao transformar minerais em partículas de ouro, trazendo um novo olhar para a mineração e a biotecnologia.
O fungo interage com minerais presentes no solo, absorvendo metais como ferro, alumínio e cálcio. No processo, ele também é capaz de formar nanopartículas de ouro em sua superfície.
Continua depois da publicidade
Os cientistas descobriram isso ao expor o fungo a amostras de pó mineral, inclusive obtidos de meteoritos, comprovando a eficiência do processo em diferentes ambientes.
O fusarium oxysporum produz enzimas que alteram tudo ao redor dos minerais, o que facilita a conversão de íons de ouro em partículas sólidas. O resultado é a precipitação do ouro, visível ao microscópio, sem a necessidade de altas temperaturas ou produtos tóxicos.
Os cientistas afirmaram que é possível "criar" o fungo em casa.
Continua depois da publicidade
O fusarium oxysporum pode ser cultivado em ambientes controlados, como laboratórios domésticos, desde que haja condições e minerais adequados.
Não são necessários equipamentos industriais complexos, o que torna o processo acessível para experimentos em pequena escala.